Cunha Lima defende continuidade de programa de treinamento nas universidades
Apontando medidas que teriam o objetivo de minar o programa - redução do número de bolsistas e fim das avaliações anuais, entre outras - Cunha Lima identificou uma ação deliberada do Ministério da Educação para extinguir o PET. Ele disse que o governo revela uma preocupação excessiva com a questão quantitativa, dando ênfase a programas capazes de produzir rapidamente mudanças estatísticas dos indicadores, sem revelar uma efetiva preocupação com as transformações profundas que a sociedade requer.
O PET, voltado à formação de cidadãos conscientes e lideranças, é discriminado por isso - afirmou Cunha Lima, para quem o enfraquecimento do programa também teria relação com uma política de enfraquecimento da universidade pública.
O senador disse ainda que as avaliações do PET comprovam a excelência do programa, indicando a conveniência de sua continuidade. Relatório elaborado pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes) do MEC, citado por Cunha Lima, destacou como conseqüência direta do programa a melhoria dos cursos de graduação, a otimização da estrutura curricular e a formação de profissionais melhor preparados para a pesquisa científica.
- A morte anunciada do PET fere a autonomia universitária, compromete a expansão do ensino superior e neutraliza os esforços para a melhoria da qualidade - constatou ainda o senador.
02/02/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
ADEMIR ANDRADE DEFENDE CONTINUIDADE DO PROGRAMA ESPECIAL DE TREINAMENTO
CUNHA LIMA PROPÕE MUDANÇAS NO PROGRAMA CONTRA SECA
RONALDO CUNHA LIMA DEFENDE A PRESERVAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA
CUNHA LIMA QUER SUBSTITUIR FRENTES DE TRABALHO POR PROGRAMA DE RENDA MÍNIMA
RONALDO CUNHA LIMA DEFENDE MEDIDAS URGENTES CONTRA A CRISE
Arthur Virgílio defende gestão de Cássio Cunha Lima no governo da Paraíba