Cursos da Enap são oportunidade para cooperação entre países ibero-americanos



A cooperação entre países ibero-americanos, o intercâmbio de experiências e a valorização do capital humano foram temas abordados nesta segunda-feira (15), durante cerimônia de abertura  de cursos ofertados pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com a Escola Ibero-americana de Administração e Políticas Públicas (Eiapp).

Os cursos com temas “Planejamento Estratégico no Contexto Ibero-americano”, e “Negociação e Resolução de Conflitos no Setor Público” acontecem ate o fim desta semana e contam com cerca de 60 participantes de 15 países.

O assessor da Secretaria de Gestão (Seges), ligada ao Ministério do Planejamento, Ciro Campos Christo destacou a importância de construir relações em nível latino-americano. “A partir do intercâmbio de informações, nós podemos fortalecer os nossos processos de formulação e implementação de política pública. Por isso, esses cursos são uma oportunidade muito valiosa”, disse.

“Estamos aqui hoje não somente para discutir crenças brasileiras e latino-americanas, mas também para escutar e saber um pouco mais, e para que vocês nos apresentem experiências feitas em seus países”. Assim o chefe de gabinete da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, Otávio Gabriel de Carvalho, também frisou a relevância de intercambio de informações e experiências entre os países.

Destacando a diversidade no perfil dos participantes, o presidente Paulo Carvalho convidou todos a avançar na cooperação, no intercâmbio e no apoio mútuo. “Isso é um sinal de uma acentuação da posição política do governo brasileiro no investimento da cooperação internacional, em especial a sul-sul”, explicou. O presidente manifestou a satisfação da Escola em contribuir, juntamente com o Clad, para a viabilização da Eiapp, “que é o esforço coletivo de montagem de uma rede de capacitação”. Paulo Carvalho frisou a importância estratégica da ABC e do Ministério do Planejamento para a concretização do evento.

 

Fonte:
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão



15/08/2011 19:47


Artigos Relacionados


Unasul discute na Guiana cooperação técnica entre países sul-americanos

Forum de países ibero-americanos avalia medidas para exportações

Países ibero-americanos debatem políticas públicas de financiamento para audiovisuais

Países ibero-americanos avaliam a criação de um programa para atender idosos na região

Ministros de países ibero-americanos discutem avanços da Justiça

Países ibero-americanos promovem encontro sobre cultura de rede