Países ibero-americanos avaliam a criação de um programa para atender idosos na região



Durante a reunião do Programa Ibero-Americano sobre a Situação dos Idosos na Região, a partir desta terça-feira (26), em Buenos Aires, na Argentina, a diretora do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Maria José de Freitas, falará sobre a política social brasileira para esse público. 

O encontro vai discutir a possibilidade de criação de um programa para a área e fixar uma agenda de trabalho até a XXI Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, que acontecerá em 28 e 29 de outubro, em Assunção, no Paraguai.

Por parte do Brasil, a diretora do MDS vai apresentar o Sistema Único de Assistência Social brasileiro e falará sobre Benefício de Prestação Continuada, carteira do idoso e serviço de acolhimento dos Centros de Referência de Assistência Social.O Brasil possui mais de 16,2 milhões de pessoas extremamente pobres, com renda per capita mensal de até R$ 70. Desses, 5,1% são idosos, que deverão ser atendidos pelo Plano Brasil Sem Miséria prevê a inclusão de 145 mil pessoas idosas em benefícios e programas de transferência de renda.

Promovida pelo Fundo de Populações das Nações Unidas e o Instituto de Idosos e Serviços Sociais do Ministério da Saúde, Política Social e Igualdade da Espanha, a reunião vai até quinta-feira (28), no Centro Regional da Organização Ibero-Americana de Segurança Social.


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome



26/07/2011 15:59


Artigos Relacionados


Forum de países ibero-americanos avalia medidas para exportações

Países ibero-americanos debatem políticas públicas de financiamento para audiovisuais

Cursos da Enap são oportunidade para cooperação entre países ibero-americanos

Ministros de países ibero-americanos discutem avanços da Justiça

Países ibero-americanos promovem encontro sobre cultura de rede

Brasil troca experiências sobre segurança no trânsito com países ibero-americanos