Cyro Miranda alerta para decisão do Cade sobre Brasil Foods
O senador Cyro Miranda (PSDB-GO) disse nesta terça-feira (7) que uma decisão contrária à empresa Brasil Foods (BRF), do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), na reunião desta quarta-feira (8), deixará o mercado brasileiro vulnerável aos "fortes concorrentes internacionais, ávidos pelo potencial de nossos consumidores". A BRF é a empresa resultante da fusão da Sadia com a Perdigão.
- Nós não cremos que a decisão seja desfavorável à fusão, até porque, se isso vier a ocorrer, será um sinal ruim para o futuro da economia brasileira. Como assinala o editorial do Brasil Econômico de hoje, sob o título "As luzes e as trevas", se a intervenção vier, a Brasil Foods ainda terá a saída de procurar a Justiça para resguardar seus direitos - afirmou.
Cyro Miranda disse que a BRF emprega 120 mil pessoas e é a maior empregadora direta do Brasil. Além disso, a empresa se relaciona com mais 20 mil produtores rurais que engordam aves e suínos. O senador disse que a BRF atua em 140 países, tem mais de 50 mil acionistas e exportou R$ 9,2 bilhões em 2010, abocanhando 20% do mercado internacional e tornando-se a maior exportadora de aves do mundo.
- É digno de nota que, conforme salienta o editorial [do jornal Brasil Econômico], o Cade nunca tomou uma medida exemplar contra uma empresa poderosa que tentou impedir os concorrentes menores de se estabelecer no mercado - concluiu.
07/06/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cyro Miranda alerta para déficit na Previdência
Cyro Miranda alerta governo para medidas econômicas mais rígidas se a crise mundial se agravar
Cyro Miranda alerta para atraso nas obras dos aeroportos para a Copa do Mundo e Olimpíada
Cyro Miranda: Brasil precisa se preparar para a crise mundial
Cyro Miranda: Brasil é 'nau sem rumo' no planejamento da educação
Cyro Miranda diz que Brasil não está imune à crise mundial da economia