Cyro Miranda: Brasil precisa se preparar para a crise mundial
O senador Cyro Miranda (PSDB-GO) fez um alerta em Plenário, nesta terça-feira (9), para os problemas que o Brasil poderá enfrentar nos próximos anos na hipótese de agravamento da crise econômica mundial, caso o país não se prepare antecipadamente para essa possibilidade.
Na avaliação do parlamentar, o governo federal precisa proteger a indústria nacional e o mercado de trabalho, através da utilização de medidas de desoneração fiscal e, sobretudo, da melhoria da infraestrutura de transportes.
Para ele, uma rede multimodal de transporte, capaz de integrar rodovias, ferrovias e hidrovias, teria maior efeito sobre a competitividade dos produtos brasileiros que o câmbio ou a própria desoneração fiscal.
- Nós não podemos ficar parados, inertes, diante desse rolo compressor que está moendo a indústria brasileira e pode esmagar o comércio de commodities - disse.
Cyro Miranda pediu ainda atenção aos números favoráveis frequentemente divulgados pelo governo federal, com relação à macroeconomia. Em sua opinião, as manobras contábeis do governo federal e o déficit nominal da dívida pública, somados ao endividamento das empresas brasileiras, precisam ser avaliados com mais cautela.
09/08/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cyro Miranda diz que Brasil não está imune à crise mundial da economia
Cyro Miranda alerta governo para medidas econômicas mais rígidas se a crise mundial se agravar
Suplicy diz que governo precisa preparar-se para eventual crise externa
Cyro Miranda diz que educação precisa ser prioridade de governo
Perillo diz que Brasil precisa diminuir juros e gastos públicos para enfrentar a crise financeira mundial
‘Trabalho infantil precisa ser eliminado no país’, afirma Cyro Miranda