Cyro Miranda presidirá subcomissão do FGTS



O senador Cyro Miranda (PSDB-GO) foi eleito, na manhã desta quarta-feira (7), presidente da Subcomissão Temporária do FGTS. A vice-presidência será exercida por Paulo Paim (PT-RS). A eleição aconteceu na manhã desta quarta-feira (7), quando foram instalados os trabalhos do colegiado. Na ocasião, foi designada a senadora Marta Suplicy (PT-SP) como relatora.

A Subcomissão terá a tarefa de analisar as várias proposições sobre o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) em tramitação no Senado e organizar uma proposta que, entre outras providências, altere o sistema de remuneração das contas dos trabalhadores. 

– Só em 2011, o Fundo perdeu R$ 26 bilhões em função do método de correção, que é inferior ao da popança. Trata-se de um problema da maior gravidade – lembrou Cyro Miranda.

De acordo com o senador, a intenção é elaborar um projeto a ser apresentado já em 2012 para levar aos trabalhadores “uma poupança que não seja corroída ao longo do tempo, como ocorre atualmente”.

A Subcomissão Temporária deve se reunir novamente na quinta-feira (15), quando os senadores discutirão um plano de trabalho. Para o dia 22, já está agendada uma audiência pública sobre o assunto.

Flexibilização

Criado pela Lei 5.107/66 com o objetivo de flexibilizar o mercado de trabalho na época, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é uma reserva financeira para os trabalhadores que não têm estabilidade no emprego. É formado por depósitos mensais feitos pelo empregador, com regras específicas de utilização e saque. Atualmente, o valor depositado é equivalente a 8,5% da remuneração mensal do empregado, e a correção é baseada na TR (Taxa Referencial) mais juros de 3% ao ano sobre o montante depositado. A poupança, por sua vez, usa a TR mais 6% ao ano.

A gestora do Fundo é a Caixa Econômica Federal (CEF), que administra todas as contas vinculadas ao FGTS. As normas e diretrizes são estabelecidas pelo Conselho Curador.

Anderson Vieira



07/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cyro Miranda comunica criação de subcomissão para avaliar FGTS

Cyro Miranda defende derrubada de veto ao fim da multa adicional sobre FGTS

Cyro Miranda critica veto de Dilma ao fim da multa de 10% sobre saldo do FGTS

José Nery presidirá Subcomissão Temporária do Trabalho Escravo

Cyro Mirada defende reengenharia do FGTS

Cyro Miranda defende criação da CPI da Petrobras