Cyro Miranda defende derrubada de veto ao fim da multa adicional sobre FGTS



O senador Cyro Miranda (PSDB-GO) defendeu nesta terça-feira (10) a rejeição do veto da presidente Dilma Rousseff a projeto de lei que acabava com a multa adicional de 10% sobre o saldo total do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. O veto deve ser apreciado na próxima terça-feira (17) pelo Congresso Nacional.

- Derrubar o veto é uma maneira eficiente e didática de forçar a presidente a dialogar mais com o Congresso Nacional, legítimo representante dos cidadãos e de todos os membros da federação – afirmou o senador, que diz não conhecer argumentos plausíveis para manter a multa.

A multa adicional, paga pelos empregadores ao governo em caso de demissão sem justa causa dos empregados, foi instituída em 2001 para compensar perdas do FGTS com planos econômicos. Mesmo após a recuperação do fundo, foi mantida, o que faz com que os empregadores paguem, além dos 40% do empregado, mais 10% ao governo.

Em entrevista na última segunda-feira, a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, disse que o fim da multa teria um impacto entre R$ 3,2 e R$ 3,6 bilhões ao ano no programa Minha Casa, Minha Vida. Atualmente, o dinheiro da multa é usado para subsidiar os contratos do programa habitacional. Para o senador, isso dá ao governo a liberdade de “fazer cortesia com o chapéu alheio”.

Segundo Cyro Miranda, o fim da multa é uma desoneração que não faz diferença entre pequenos e grandes empresários e beneficia todo o setor produtivo. O senador criticou a política do governo que, em vez de acabar com a multa, concede incentivos pontuais. Esse tipo de incentivo pode ser retirado a qualquer momento, o que dificulta o planejamento por parte das empresas.

- Não há qualquer sentido nessa multa. Se for mantida, mostrará, mais uma vez, que o governo não está nem um pouco preocupado em promover a desoneração do setor produtivo de forma mais ampla e eficaz – criticou o senador.



10/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Bauer cobra derrubada de veto ao projeto que extingue multa adicional de 10% sobre o FGTS

Cyro Miranda critica veto de Dilma ao fim da multa de 10% sobre saldo do FGTS

Armando Monteiro defende derrubada do veto à multa de 10% sobre FGTS

Presidente da Fiesp defende derrubada de veto que mantém adicional de 10% sobre FGTS

Paulo Bauer defende derrubada do veto ao fim da multa rescisória sobre FGTS

Ana Amélia defende rejeição do veto ao fim da multa adicional sobre o FGTS