Cyro Miranda comunica criação de subcomissão para avaliar FGTS
Em comunicação inadiável nesta quarta-feira (8), o senador Cyro Miranda (PSDB-GO) informou que a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou requerimento para criação de uma subcomissão temporária com objetivo de examinar a remuneração do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
A subcomissão, explicou o parlamentar, deverá também examinar a sustentabilidade de capitalização desse fundo e propor o aprimoramento da legislação específica.
O representante de Goiás afirmou que o fundo funciona como um financiamento a baixo custo para diversos programas sociais, como habitação e saneamento, não atendidos pelo sistema financeiro privado. Mas essa forma de financiamento, acrescentou, tem resultado em perda significativa para o trabalhador.
_ Não adianta existir uma poupança forçada para o trabalhador se, quando este decide resgatá-lo, percebe que não existe remuneração adequada - afirmou o senador.
Cyro Miranda informou que a rentabilidade real do FGTS ficou negativa nos últimos anos. De 2003 a 2011, o Fundo perdeu R$ 92,7 bilhões, não tendo sequer reposto o poder de compra da moeda.
Além disso, afirmou, o tempo de permanência das aplicações no FGTS é longo, muito superior ao tempo médio das demais aplicações financeiras de renda fixa existentes no mercado. Ele disse ainda que há muitas iniciativas sobre o assunto no Congresso Nacional, mas sua análise é fragmentada.
08/02/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cyro Miranda presidirá subcomissão do FGTS
Cyro Miranda defende derrubada de veto ao fim da multa adicional sobre FGTS
Cyro Miranda critica veto de Dilma ao fim da multa de 10% sobre saldo do FGTS
Cyro Miranda defende criação da CPI da Petrobras
Aprovada a criação de subcomissão para avaliar o Caixa Único
SIMON AUTOGRAFA LIVROS E DEFENDE A CRIAÇÃO DE SUBCOMISSÃO NO SENADO PARA AVALIAR RÁDIO E TV