Cyro Miranda responsabiliza governo federal por alta da inflação



O senador Cyro Miranda (PSDB-GO) criticou duramente o governo pelo aumento do índice oficial da inflação, que atingiu 6,59% nos últimos 12 meses, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) publicado pelo IBGE nesta quarta-feira (10).

O senador alertou para a ameaça de recessão causada pela alta sistemática e generalizada da inflação aliada ao pífio crescimento econômico. Ele também denunciou a submissão do Banco Central à presidente Dilma na condução da política monetária como um fator de risco.

Como remédio, adiantou que o governo voltará a subir a taxa de juros para frear o consumo e a inflação. Previu que a taxa Selic deve subir dos atuais 7,25% ao ano para 8% até o final de 2013. O caminho, na opinião dele, é equivocado porque um aumento da Selic selaria para o mercado uma realidade nada otimista para os próximos anos.

– Isso torna o milagre dos 3% de crescimento em 2013 uma meta distante. Se isso se confirmar, será uma vitória após dois anos de verdadeira e inquestionável estagnação da economia – afirmou.

Segundo o parlamentar, há “extrema desconfiança” dos empresários em relação às ações do governo. Ele pediu um plano consistente, um conjunto de metas de médio e longo prazo para dar um norte ao Brasil. Para ele, as  medidas "são muito pontuais, tímidas e insuficientes para dar uma guinada em uma economia que se arrasta e, dificilmente, decolará até 2014”.

– A desculpa da crise externa já não serve mais como argumento. O truque do superavit primário não convence mais. As manobras escandalosas para fechar as contas de 2012 mostraram a fragilidade do Estado, que vende uma imagem de forte, mas interfere de forma equivocada na economia.

Soluções

Como solução, ele disse que o governo precisa cortar na própria carne e melhorar a qualidade dos gastos públicos, além de resolver os problemas estruturais do Brasil. Deve, também, resolver a dívida dos estados e dos municípios e reavaliar as políticas de redução de IPI e as desonerações para setores específicos.

Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse que a inflação é um problema político, porque, para combatê-la, precisa-se de decisões que trazem sacrifícios.

Cyro Miranda chegou a pedir a demissão do ministro da Fazenda, Guido Mantega:

– Convenhamos, ele morreria de fome se tivesse que fazer previsões. Estaria desempregado em qualquer consultoria – criticou.



10/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cyro Miranda diz que política econômica do governo federal pode trazer a inflação de volta

Cyro Miranda lamenta corrupção no governo federal

Cyro Miranda culpa má gestão do governo federal por apagões

Cyro Miranda faz balanço negativo do governo PT

Cyro Miranda diz que educação precisa ser prioridade de governo

Cyro Miranda diz que governo faz 'privatização pela metade'