Dados sobre crescimento da economia indicam perda de competitividade da indústria, avalia CNI



O resultado do Produto Interno Bruto (PIB) divulgado nesta sexta-feira (2) preocupa o setor industrial, segundo nota divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB, que é a soma de todas as riquezas produzidas no País, alcançou R$ 1,02 trilhão no segundo trimestre. Na comparação com o trimestre anterior, houve crescimento de 0,8%.

Para a CNI, os dados “indicam que parte relevante do crescimento da demanda interna é cada vez mais direcionada às importações, dada a contínua perda de competitividade da indústria brasileira e a persistência do câmbio valorizado”.

O PIB industrial cresceu 0,2% no segundo trimestre deste ano, em relação ao trimestre anterior. A indústria de transformação ficou estável no período, enquanto a construção civil teve expansão de 0,5%. A indústria extrativa teve expansão de 2,2% “devido à forte demanda mundial”.

“Esses resultados, associados ao cenário de piora das perspectivas sobre a economia global, indicam que o PIB industrial crescerá ainda menos do que o esperado em 2011”, destaca a CNI, em nota. Com isso, a confederação informou que revisará em breve as projeções para o crescimento econômico em 2011, que atualmente estão em 3,2% para a indústria e 3,8% para o PIB total.


Fonte:
Agência Brasil



02/09/2011 17:53


Artigos Relacionados


Luiz Henrique manifesta preocupação com perda de competitividade da indústria

Osmar adverte para perda de competitividade da indústria brasileira

Perda de competitividade da indústria deve ser superada por meio da educação, diz Cristovam

Armando Monteiro alerta para perda de competitividade da indústria brasileira

Falta de competitividade da indústria compromete crescimento, alerta estudo do Ipea

Para empresários, perda de participação da indústria na economia é preocupante