Oposição quer ouvir Daniel Dantas e representantes do Citigroup na CCJ
A oposição decidiu recolher assinaturas para convocar o banqueiro Daniel Dantas e representantes do Citigroup a comparecerem à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, que é presidida pelo senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA). A idéia, expressa pelo senador Heráclito Fortes (PFL-PI) ao apartear discurso do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), logo foi apoiada por outros parlamentares.
A iniciativa é uma resposta à derrubada do requerimento que solicitava a convocação do banqueiro para depor na Comissão Parlamentar de Inquérito dos Bingos.
Em seu pronunciamento, o líder do PSDB criticou os senadores da base que votaram contra o requerimento na CPI dos Bingos e questionou as razões do PT para tal atitude. Ele ainda disse estranhar o encontro entre o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e Daniel Dantas. O vice-líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR) disse que, nesse encontro, Dantas negou que tivesse montado ou divulgado dossiê sobre o ministro.
De acordo com a revista Veja, o banqueiro acusou Thomaz Bastos, o presidente Lula, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) e expoentes do PT de possuírem contas secretas no exterior. Outra denúncia feita pelo empresário é de que o Partido dos Trabalhadores, por intermédio de seu ex-tesoureiro Delúbio Soares, teria pedido a ele propina de R$ 50 milhões para não atrapalhar seus interesses.
O senador Antonio Carlos Magalhães afirmou que, se ele tinha dúvidas sobre as acusações de Daniel Dantas, depois da postura do PT na CPI dos Bingos não tinha mais. O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) disse estranhar que não tenha havido uma forte reação do governo contra Dantas. José Agripino (PFL-RN) afirmou que se deve dar a Daniel Dantas a oportunidade de se explicar e afirmou considerar que o PT tem algo a esconder nesse caso.
Antero Paes de Barros (PSDB-MT) também estranhou o encontro entre o ministro da Justiça e o banqueiro e afirmou que Thomaz Bastos deveria ter procurado esclarecer a situação por meio de interpelação judicial.
Heráclito Fortes ressaltou a necessidade de ouvir todos os envolvidos na questão, inclusive os representantes do Citigroup, que disputa com o Opportunity, banco de Daniel Dantas, o controle da Brasil Telecom.
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) anunciou que vai apoiar o requerimento de convocação de Dantas na CCJ e disse que a CPI dos Bingos não seria o foro adequado para ouvi-lo, já que o caso fugiria ao fato determinado que inspirou a criação da comissão.
23/05/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Líder do PT rechaça critica da oposição de que partido não quer ouvir Daniel Dantas
Arthur Virgílio não encampa denúncia de conta de Lula no exterior, mas quer ouvir Daniel Dantas
Daniel Dantas, Verônica Dantas e Gustavo Marin devem depor na CCJ
Ideli: governo quer aprofundar investigação sobre denúncias de Daniel Dantas
CPI quer ouvir novas testemunhas do caso Celso Daniel
Heráclito diz que não tem "qualquer relação" com Daniel Dantas