Davim defende projeto que altera jornada de trabalhadores da saúde em emergências e urgências




Em discurso em Plenário nesta quinta-feira (7) o senador Paulo Davim (PV-RN) pediu o apoio dos parlamentares para projeto de sua autoria que altera ajornada de trabalho dos funcionários da saúde que atuam em unidades de urgência e emergência. O projeto altera, ainda, a forma de concessão de férias a esses trsbalhadores, que seriam divididas em dois períodos de 20 dias, intercaladas com 180 dias de trabalho.

O sendor explicou que a proposta foi motivada pela baixa remuneração que os profissionais da área médica recebem diante do alto estresse a que são submetidos nessas unidades hospitalares em que convivem com a dor, o sofrimento e a morte de muitos pacientes.

Paralisação

Paulo Davim também registrou a paralisação do atendimento aos usuários de plano de saúde promovida nesta quinta-feira pelos médicos de todo o país, em protesto pelo tratamento que recebem das operadoras. Davim, que é médico, informou que de 2000 a 2009 os planos de saúde tiveram os seus serviços reajustados em 133%, embora a inflação acumulada no período tenha sido de 106%. Os honorários médicos, no entanto, não foram reajustados na mesma proporção, disse o senador. Ele informou que os médicos percebem, por consulta, de R$ 25 a R$ 40, "o que é um absoluto desrespeito à atividade médica".

- Por isto, os médicos cruzaram os braços: por não aceitarem o aviltamento dos honoráriose a ingerência dos planos de saúde sobre a atividade médica. Não podemos permitir que o plano de saúde diga qual é o dia e qual é o tempo em que nós poderemos internar e manter o paciente internado no hospital, nem, muito menos, que tipo de exame o médico deve realizar para diagnosticar os problemas dos seus pacientes - afirmou.

Massacre no Rio

Paulo Davim também lamentou a morte de 11 crianças mortas por um atirador na escola Tasso da Silveira, no Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (6). Ele manifestou "profunda tristeza e indignação" diante do ocorrido.



07/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Hospital de Urgências de Goiânia recebe apoio do programa S.O.S Emergências

Paulo Davim pede aprovação de projeto que regulamenta jornada de trabalho de enfermeiros

Paulo Davim defende vinculação de 10% da receita da União à saúde

Paulo Davim defende mudanças no programa Saúde da Família

Paulo Davim defende tributo para a saúde na venda de motocicletas

Paulo Davim defende rigor na fiscalização das operadoras de planos de saúde