Davim pede planejamento do governo do RN para enfrentar a seca
O senador Paulo Davim (PV-RN) afirmou que o Rio Grande do Norte precisa de mais planejamento para conseguir conviver com o problema da seca.
- Não bastam a preocupação e a espera por recursos federais. Nosso Estado está precisando de mais planejamento para a convivência com as secas. Até mesmo o abastecimento de água para consumo humano começa a apresentar colapsos em algumas cidades – destacou.
Em 2012, salientou Davim, o Nordeste sofreu uma das piores estiagens dos últimos 30 anos. Segundo ele, 95% do território do Rio Grande do Norte foram afetados diretamente com a seca.
- Dos 167 Municípios, 39 decretaram calamidade pública e estado de emergência – disse.
O senador disse que o problema deve continuar em 2013, uma vez que as perspectivas em relação às chuvas não são as melhores. Ele explicou que a seca pode obrigar pequenos produtores a se deslocarem para os grandes centros urbanos e “com isso o campo perde um trabalhador e a cidade ganha um desempregado”.
- Por onde andamos, no interior do Estado, só ouvimos as lamentações dos agricultores e dos pequenos pecuaristas. A safra se perdeu, o gado está morrendo e corre um sério risco de desaparecer se até março não caírem as primeiras chuvas – lamentou.
Paulo Davim defendeu medidas que permitam a distribuição de água de modo eficiente à população do semiárido.
- Não faz sentido que o nosso país concentre boa parte da água escoada no mundo e enfrente esse tipo de problema – assinalou.
05/02/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
CDR vai se reunir com ANA e governo da Paraíba para buscar soluções para enfrentar seca
JOSAPHAT: SECA E DESEMPREGO REFLETEM FALTA DE PLANEJAMENTO DO GOVERNO
Mão Santa pede que governo corte gastos para enfrentar a crise
Sul terá R$ 48 mi para enfrentar a seca
Maguito pede medidas corajosas do governo para enfrentar crise da Parmalat
Arthur Virgílio pede ação do governo federal para enfrentar violência em Alagoas