Debate no Senado abordará reformulação do Cade e das regras de concorrência



O projeto de lei que reformula as regras de concorrência econômica e altera a estrutura e as competências do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) - aprovado em janeiro pela Câmara dos Deputados -, será o tema da audiência pública que o Senado realiza na terça-feira (26), na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Essa será a segunda audiência que a comissão promove para debater o assunto.

VEJA MAIS

Entre os convidados para o debate estão Solange Paiva Vieira, diretora-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac); Elizabeth Maria Mercier Querido Farina, professora de Economia da Universidade de São Paulo (USP); e Nelson Nery Junior, professor de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Neto (Unesp).

A proposta

Apresentada em 2004 pelo deputado federal Carlos Eduardo Cadoca, a proposição é defendida pela base do governo no Congresso. Após ser aprovada na Câmara, a matéria passou a tramitar no Senado em fevereiro deste ano, sob a forma do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 6/09.

Uma das medidas do texto - que contém mais de cem artigos - é a que exige a análise antecipada do Cade nos casos de compras e fusões de grandes empresas que possam levar à concentração de mercado. Atualmente, o Cade examina essas operações depois que elas ocorrem.

Danos aceitáveis

Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Senado, é o relator da matéria na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Em seu relatório, ele destaca que o projeto permite ao Cade, entre outras atribuições, aprovar "atos de concentração econômica que causem danos graves e substanciais à concorrência, desde que eficiências econômicas (ganhos de produtividade e inovações tecnológicas) sejam produzidas pela união, garantido aos consumidores o repasse de parte relevante de tais benefícios".

Além de aguardar votação na CAE, a proposta também será examinada em outras duas comissões do Senado: a de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e a de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Depois de passar por esses três colegiados, o texto irá a votação em Plenário.

Veja também:



22/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente do Cade analisa mudança nas regras de defesa da concorrência

Presidente do Cade elogia Senado pela aprovação de lei de defesa da concorrência

Candidatos ao Cade apontam importância do órgão na defesa da concorrência

Projeto de ACM autoriza Cade a processar bancos por falta de concorrência

Presidente do Cade diz que nova Lei de Defesa da Concorrência deu mais agilidade à instituição

CAE aprova projeto que transfere do BC para o Cade a função de regular concorrência no setor financeiro