Debatedores acusam incentivos fiscais a importados de prejudicar desenvolvimento e geração de emprego no país



Para o governo federal, a aprovação do Projeto de Resolução do Senado (PRS) 72/2010, que uniformiza a cobrança do ICMS sobre importados, é uma medida necessária. A defesa da proposta foi feita pelo secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, em audiência pública conjunta das comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) para debater o projeto na tarde desta terça-feira (20).

Em resposta às cobranças dos governadores sobre medidas de integração nacional, Nelson Barbosa explicou que a aprovação do PRS 72/2010 é apenas o início do debate sobre o pacto federativo e que a intenção do governo é, a longo prazo, promover o desenvolvimento regional em todo o país.

Com discurso mais duro, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, afirmou que estudos da federação demonstram que os incentivos fiscais dados por estados a produtos importados provocaram o fim de 915 mil empregos no setor industrial do país. Skaf lembrou que a indústria de transformação atualmente responde por 15% do PIB mas paga 37% do total de tributos do país.

Paulo Skaf defendeu que os incentivos fiscais incentivam não o desenvolvimento do país, mas o de países estrangeiros que mantém suas indústrias em andamento. Em compensação, no país, o setor cresceu apenas 0,1% no ano passado. Para o empresário, “um estado não pode ter um interesse maior do que o do Brasil”.

Já o representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT), João Cayres, afirmou que a guerra fiscal é prejudicial para todo o país e, consequentemente, para os trabalhadores. Segundo Cayres, a concorrência com produtos importados afetam as indústrias brasileiras que, aos poucos, começam a demitir pessoal.

Também participam da audiência pública os governadores do Ceará, Cid Gomes; de Santa Catarina, Raimundo Colombo; de Goiás, Marconi Perillo; do Espírito Santo, Renato Casagrande e o vice-governador do Pará, Helenilson Pontes.



20/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin critica incentivos fiscais a importados

Governadores e Ministério da Fazenda divergem sobre incentivos fiscais a importados

Cyro Miranda critica projeto que regulamenta incentivos fiscais para produtos importados

ICMS único para importados ampliou debate sobre mudança na política de incentivos fiscais

Wilder Morais defende concessão de incentivos fiscais ao desenvolvimento regional

Paraná é o segundo na geração de emprego no País