Vanessa Grazziotin critica incentivos fiscais a importados
Em discurso no Plenário nesta terça feira (27), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) afirmou que é preciso distinguir dois tipos de guerra fiscal existentes no Brasil: uma que dá incentivos em tributos estaduais para o processo produtivo e outra que favorece produtos importados. Segundo a senadora, é preciso acabar com a “guerra dos portos”, que é o incentivo fiscal concedido pelos governos de alguns estados a produtos importados.
– Isso é grave, porque não gera empregos no país, colabora com o desequilíbrio fiscal e prejudica a concorrência interna – disse.
Na opinião de Vanessa Grazziotin, é importante que o Senado aprofunde os debates sobre o Projeto de Resolução do Senado (PRS) 72/2010, que uniformiza as alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações interestaduais com bens e mercadorias importados.
Segundo a senadora, é preciso mudar a legislação para fortalecer a indústria nacional. Vanessa informou que 55% dos aparelhos de ar-condicionado vendidos hoje no Brasil têm origem no exterior.
– Por conta dos produtos importados, empregos nacionais deixam de ser gerados – disse a parlamentar, acrescentando que Manaus perdeu 5 mil empregos na indústria de janeiro a março deste ano.
A senadora ainda defendeu políticas de compensação para estados que podem perder recursos com a discussão do novo pacto federativo. Ela também pediu diálogo e manifestou esperança na busca de um consenso em torno da distribuição de recursos para os estados.
Solidariedade
Em aparte, o senador Magno Malta (PR-ES) agradeceu a solidariedade da senadora com os interesses de estados como o Espírito Santo e afirmou que assuntos como a divisão de recursos dos fundos de participação dos Estados (FPE) e dos municípios (FPM) devem ser tratados no âmbito do pacto federativo.
Também em aparte, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) destacou a defesa que Vanessa faz de seu estado, o Amazonas, e pediu que os estados mais ricos sejam solidários com aqueles que têm menos recursos.
27/03/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Vanessa Grazziotin defende manutenção de incentivos fiscais pela Zona Franca
Cyro Miranda critica projeto que regulamenta incentivos fiscais para produtos importados
Vanessa Grazziotin critica MPs que ampliam incentivos na área de informática
Vanessa Grazziotin critica decreto do estado de São Paulo com incentivos ficais para fábricas de 'tablets'
Governadores e Ministério da Fazenda divergem sobre incentivos fiscais a importados
Vanessa Grazziotin defende projeto unificação do ICMS para importados