Debatedores discutem história do Parlamento



Foi realizada na manhã desta segunda-feira (16) uma mesa redonda no Auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, no Interlegis, com o objetivo de debater o processo legislativo e a história do Congresso Nacional. A iniciativa integra as comemorações pelos 185 anos do Senado Federal e foi realizada em parceria com o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB).

Na ocasião estiveram presentes a secretária-geral da Mesa, Cláudia Lyra; o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Raimundo Carreiro; o consultor legislativo Mozart Viana; além da primeira mulher a ocupar o cargo de secretária-geral da Mesa do Senado, Sarah Abrahão.

A atual secretária-geral, Cláudia Lyra, falou sobre o Regimento Interno do Senado:

- O Regimento Interno nada mais é do que um instrumento jurídico a serviço do Parlamento, e é uma maneira de garantir o processo democrático dentro da Casa - assinalou.

O ministro Raimundo Carreiro falou sobre o trabalho da Secretaria Geral da Mesa do Senado, que chefiou antes de assumir uma cadeira no TCU.

- Eu pude perceber a importância da secretaria para as atividades desempenhadas no Congresso Nacional e para a consolidação da democracia brasileira - disse.

O evento continua às 15h, com a participação do professor Octaciano Nogueira, que falará sobre a história do Senado. Finalizando o evento, Nogueira lançará às 17h, no mesmo local, o livro O Senado Federal em perguntas e respostas.

 



16/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Parlamentares discutem reativação do Parlamento Amazônico

Tuma cita nomes de políticos que marcaram a história do Parlamento

Escola do Legislativo promove palestra sobre história do Parlamento

Para Demóstenes, sua cassação será a maior injustiça da história do Parlamento

Retomada a mobilização para instalar o Museu da História do Parlamento Gaúcho

Texto de Garibaldi é "relatório mais frágil da história do Parlamento", diz Tião Viana