Debatedores propõem fim de tributação sobre bolsas de estudo
Uma mudança cobrada durante audiência pública realizada nesta terça-feira (19) pela comissão mista que analisa a Medida Provisória (MP) 593/2011 foi a eliminação da tributação de bolsas de estudo oferecidas por empresas a seus empregados.
A desoneração é prevista em duas das 38 emendas apresentadas por senadores e deputados à chamada MP do Pronatec, que amplia a lista de beneficiários e ofertantes de bolsa-formação a estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Ambas emendas propõem alterar a Lei 12.513 de 2011, que criou o Pronatec.
- Isso vai possibilitar uma oferta maior de capacitação aos empregados pelas empresas – assinalou Elizabeth Homsi, advogada Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Para o presidente da comissão mista, deputado Izalci Lucas (PSDB-DF), atualmente as empresas acabam sendo penalizadas por oferecer bolsas aos empregados.
- Essa emenda vem em boa hora para corrigir essa distorção. Precisamos incentivar aqueles que investem em educação – acrescentou o parlamentar.
O relator da MP, senador Paulo Bauer (PSDB-SC), também manifestou apoio à desaoneração fiscal e admitiu a possibilidade de acatar emenda com esse propósito.
- Inclusive tenho um projeto que já estabelece um critério para que não se possa cobrar contribuição previdenciária sobre valor destinado a bolsa de estudo – disse o senador, em referência ao PLS 515/11.
O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Marco Antônio de Oliveira, afirmou que a pasta tem uma posição simpática à medida, mas observou que o debate sobre a mudança nas regras de tributação precisa envolver também a Receita Federal e o Ministério da Previdência.
19/03/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado vota normas sobre bolsas de estudo
Projeto de bolsas de estudo irá à CCJ
Prouni oferece 195 mil bolsas de estudo
CE examina regulamentação de bolsas de estudo
Estados oferecem bolsas de estudo em universidades
Pós-doutorado em geofísica espacial oferece bolsas de estudo