Decisão sobre depoimento de Cachoeira não paralisa CPI, afirma Vital do Rêgo



O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista do Caso Cachoeira, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), afirmou que os trabalhos do colegiado continuam normalmente, apesar da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello de conceder a Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, o direito de não depor.

Vital do Rêgo lamentou a decisão e se disse frustrado com o cancelamento do depoimento, marcado para a tarde desta terça-feira (15). A CPI investiga as relações do contraventor com agentes públicos e privados num esquema voltado não só a jogos ilegais, mas também a corrupção e tráfico de influência.

– Lamentamos, mas temos que cumprir – disse o presidente do colegiado.

Procuradores

Vital do Rêgo informou que tentou antecipar os depoimentos dos procuradores, marcados para a próxima quinta-feira (17), de modo a otimizar os trabalhos da CPI, mas que não houve tempo hábil para a alteração.

– Diante disso, na reunião da tarde desta terça-feira, serão votados, inicialmente, requerimentos que dizem respeito ao Ministério Público Federal - afirmou.

 O senador não quis entrar em detalhes sobre os requerimentos que pedem a convocação dos governadores de Goiás, Marconi Perillo, e do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.  

Defesa

A decisão do ministro Celso de Mello atende a um Habeas Corpus impetrado pela defesa de Cachoeira. Ele pede que o depoimento só se realize depois de os advogados analisarem o conteúdo completo dos documentos sigilosos a respeito da investigação sobre o contraventor. A decisão tem caráter liminar e o mérito ainda deverá ser julgado.

Carlinhos Cachoeira seria o terceiro a prestar depoimento à comissão. Até agora, foram ouvidos os delegados federais Matheus Mella Rodrigues, responsável pela operação Monte Carlo, e Raul Alexandre Marques, que comandou a operação Vegas.

Para quinta-feira (17), está agendado o depoimento dos procuradores da República Daniel de Resende Salgado e Léa Batista de Oliveira, que participaram, ao lado de Mella Rodrigues, da operação Monte Carlo. 



15/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vital do Rêgo cotado para presidir CPI do Cachoeira

Vital do Rêgo sugere interromper reunião com Cachoeira, que se recusa a responder perguntas na CPI

Vital do Rêgo pede mais computadores para sala de consulta ao inquérito de Cachoeira

Vital do Rêgo elogia decisão do governo sobre novas normas do Minha Casa Minha Vida

CPI pode convocar governadores, afirma Vital do Rêgo

Vital do Rêgo afirma que avanços e antigas mazelas ainda coexistem no Nordeste