Decreto que taxa empréstimo externo em 6% é publicado no Diário Oficial
O governo decidiu taxar os empréstimos no exterior realizados por empresas e bancos. Decreto publicado nesta quarta-feira (29), no Diário Oficial da União eleva de zero para 6% o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para contratos de até um ano dessas instituições.
O intuito do governo é conter a forte expansão do endividamento do setor privado com o mercado, uma vez que as empresas tem captado recursos mais baratos no exterior. A nova medida para as empresas e para os bancos começam a valer hoje.
O governo também está preocupado com o endividamento de pessoas físicas. Na última sexta-feira (25), foram anunciadas medidas que elevam o IOF de 2,38% para 6,38% para cartões de créditos utilizados nas compras realizadas no exterior, medida que deve frear o endividamento dos turistas brasileiros, além de reforçar o caixa do governo, que precisa compensar a renúncia fiscal com a correção da tabela do imposto de renda em 4,5%. Outra fonte de recurso é a elevação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) cobrado das bebidas que ficarão mais caras a partir de 4 de abril.
Fonte:
Agência Brasil
29/03/2011 15:09
Artigos Relacionados
Decreto que aumenta impostos sobre bebidas é publicado no Diário Oficial
Decreto que regulamenta Lei Geral da Copa é publicado no Diário Oficial da União
Salário mínimo de R$ 622 está publicado no Diário Oficial da União
FERNANDO BEZERRA ESCLARECE CONTRATO FALSO PUBLICADO NO "DIÁRIO OFICIAL"
Publicado no Diário Oficial da União Aviso de Licitação das obras do Ramal do Agreste
Texto a ser publicado no Diário Oficial desta sexta-feira, dia 8, referente à exoneração do diretor