Senado entrega livros em braile e audiolivros a instituições do Tocantins



O Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) e o setor braile da Defensoria Pública do Estado do Tocantins serão as primeiras entidades a receber o novo kit de publicações que o Senado distribui para entidades que oferecem serviços aos portadores de deficiência visual. Além dos livros em braile, audiolivros também serão doados em solenidade agendada para a segunda-feira (22), às 17 horas, no estande da instituição instalado no 6° Salão do Livro do Tocantins.

Mais de 500 editoras estão participando do Salão do Livro do Tocantins. Estão em exposição cerca de 80 mil títulos nos 115 estandes montados. A feira literária, que começou nessa sexta-feira (19) e prosseguirá até o dia 28 de março, foi montada em uma área de mais de 10 mil metros quadrados, na Praça dos Girassóis, no centro de Palmas. A organização do evento estima que até o final dos trabalhos 310 mil pessoas visitarão o salão. A movimentação financeira aguardada gira em torno de R$ 8,5 milhões.

Os livros impressos na linguagem braile que o Senado entregará à Defensoria Pública e ao Centro de Apoio Pedagógico são a Constituição Federal de 1988, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, a Lei de Acessibilidade da Pessoa com Deficiência, a Constituição do Estado do Tocantins e o Dicionário da Língua Portuguesa em Braile, que inclui cerca de 10 mil verbetes.

As duas instituições receberão os seguintes audiolivros: Estatuto da Criança e do Adolescente, Constituição Federal de 1988, Código Civil Brasileiro e a Convenção da Organização das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. A Secretaria Especial de Editoração e Publicações (Gráfica do Senado) produziu os livros de áudio em parceria com o programa Senado Inclusivo e a Rádio Senado.

Outra novidade que o Senado levou para o Salão do Livro de Tocantins foi um terminal de computador, no formato conhecido como totem, para que qualquer cidadão possa realizar uma visita virtual às dependências da Casa. Através desse recurso multimídia, o visitante poderá conhecer o Plenário, o Museu, a Biblioteca, o Túnel do Tempo e outras dependências da instituição, além de saber um pouco sobre sua história, ler detalhes sobre a biografia dos senadores e ter acesso a textos e fotografias cujo tema é o Parlamento brasileiro.

Uma exposição de documentos históricos também está disponível no estande. É composta por itens como o termo de posse de Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente José Alencar Gomes da Silva, a Lei Áurea, o documento da posse e a renúncia do ex-presidente Jânio Quadros, e o dispositivo constitucional que criou o estado do Tocantins. Professores, alunos e outras pessoas que tiverem interesse poderão solicitar, no próprio estande, cópia dos documentos em exposição. 



19/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Entidades de Tocantins recebem do Senado livros em braile e em áudio

Senado lança livros e entrega publicações em braile no Ceará

Senado entrega publicações em braile e lança livros na Bienal da Paraíba

Senado lança livros e entrega dicionário em braile na Feira do Livro de Porto Alegre

Instituições de deficientes visuais recebem livros em braile

Tuma entrega livros em braile para entidades assistenciais de Ribeirão Preto