DEFICIENTES VISUAIS TÊM ACESSO À CONSTITUIÇÃO BAIANA
O lançamento será feito pelo presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, que, no Auditório Ruy Barbosa, passa ao governador do estado, César Borges, a primeira cópia da Constituição baiana em braille. Os senadores do PFL baiano, Paulo Souto e Djalma Bessa, também participam do evento, junto com outras autoridades locais e estaduais. Publicada em dois volumes, a versão em braille reproduz o texto original, fornecido pela Assembléia Legislativa da Bahia.
Há cerca de um ano, o Senado começou a editar livros impressos na linguagem própria para os deficientes visuais, distribuindo cópias para instituições de apoio a cegos e bibliotecas públicas de todo o país. Desde então, a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Código de Defesa do Consumidor já foram impressos e distribuídos.
Segundo Paulo Brandão, que é deficiente visual e coordenador das publicações em braille no Senado, existem cerca de 1,6 milhão de deficientes visuais no Brasil. Somente na Bahia, 1% da população estadual tem deficiência visual grave ou cegueira total, o que impede que a pessoa leia com os olhos. Nesse caso, resta a leitura pelo tato, como no caso do braille.
23/09/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
SENADO ENTREGA CONSTITUIÇÃO DO CEARÁ EM BRAILE A DEFICIENTES VISUAIS DE FORTALEZA
CDH vota projeto que facilita acesso de deficientes visuais a livros didáticos e educacionais
CCT vota projeto que facilita acesso de deficientes visuais a arquivos digitais de livros
ACM ENTREGA CONSTITUIÇÃO BAIANA EM BRAILLE NA FEIRA DO LIVRO DE SALVADOR
Aplicativo melhora vida de deficientes visuais
Projeto de Zambiasi beneficia deficientes visuais