Delcidio Amaral quer atendimento preferencial aos idosos em hospitais



Os hospitais públicos e privados podem ser obrigados a ter ambulatórios e unidades de internação para atender preferencialmente idosos, conforme projeto do senador Delcidio Amaral (PT-MS) que tramita, em caráter terminativo, na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Caso aprovada, a proposta seguirá para exame da Câmara, salvo se um décimo dos senadores requererem deliberação em Plenário.

A instituição de saúde infratora estará sujeita a pagar multa de até R$ 10 mil por mês, estabelece ainda o projeto.

O parlamentar afirma, na justificação da matéria, que são comuns as situações nas quais as pessoas com idade superior a 65 anos têm prioridade de atendimento, como em filas de banco e supermercado. Nos hospitais a realidade é outra, acrescenta.

-São poucos os que possuem ambulatórios voltados para o atendimento preferencial aos idosos, realidade essa que pretendemos modificar. Isso não implicará grandes custos para os hospitais, mas terá um amplo alcance social-, diz o senador.

O atendimento preferencial aos mais velhos, segundo Delcidio, não representa um privilégio em relação aos demais cidadãos, mas um reconhecimento da sociedade em relação a seus idosos e ao trabalho deles em favor do país.



15/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Carlos Wilson quer atendimento preferencial de saúde para idosos

CAS vota atendimento médico preferencial para idosos

Delcídio Amaral quer PAC para as regiões de fronteira

Delcídio do Amaral quer debate sobre concentração no mercado de frigoríficos

Delcídio Amaral quer discutir concentração de frigoríficos no Mato Grosso do Sul

Senadores da CCJ aprovam PEC que prevê pagamento preferencial a idosos