CAS vota atendimento médico preferencial para idosos



A pauta da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) prevê a votação nesta quarta-feira (4), às 9h, de projeto que oferece ao idoso, gestantes e deficientes físicos atendimento preferencial nas instituições de saúde, públicas e privadas. Originária da Câmara, a proposta, que tem parecer favorável do senador Ademir Andrade (PSB-PA), determina ainda que, nas unidades do Sistema Único de Saúde, estas pessoas tenham locais exclusivos para a marcação de consultas ambulatoriais e exames complementares.

Em turno suplementar, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) vota ainda substitutivo do senador Moreira Mendes (PFL-RO) a projeto do senador Artur da Távola (PSDB-RJ) que regulamenta o exercício da profissão de astrólogo. Votado em caráter terminativo, poderá seguir para a Câmara dos Deputados, se não houver recurso para deliberação em Plenário.

Távola definiu como astrólogo o profissional -que estabelece juízos a partir do estudo das configurações do céu, calculando e elaborando cartas astrológicas de pessoas, entidades jurídicas ou nações, por meio de utilização de tabelas e gráficos relativos ao movimentos dos astros e que são destinados a satisfazer indagações do público e orientar interessados-.

Segundo a proposição aprovada, os astrólogos terão o exercício de sua profissão assegurado pela associação de classe local, que cuidará também de verificar a habilitação dos profissionais. Os astrólogos regulamentados poderão dar aulas em qualquer nível de graduação nas disciplinas de formação da área.

Na mesma reunião, a CAS decide sobre projeto do senador Geraldo Cândido (PT-RJ) que autoriza o Executivo a adotar medidas de apoio aos servidores responsáveis por portadores de deficiências físicas, sensoriais ou mentais. Decide também sobre iniciativa do senador Roberto Requião (PMDB-PR) que regulamenta o exercício da profissão de artista circense.



02/09/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Carlos Wilson quer atendimento preferencial de saúde para idosos

Delcidio Amaral quer atendimento preferencial aos idosos em hospitais

Senadores da CCJ aprovam PEC que prevê pagamento preferencial a idosos

CAS analisa atendimento preferencial pelo SUS

Idosos, gestantes e deficientes poderão ter acesso preferencial a eventos culturais e esportivos

Papaléo quer atendimento médico para brasileiros na Guiana Francesa