Delcídio analisa apagão e diz que população merece explicações
O senador Delcídio Amaral (PT-MS), engenheiro elétrico e ex-ministro de Minas e Energia do governo Itamar Franco, esclareceu nesta quarta-feira (11) em Plenário que o Sistema Elétrico Brasileiro pode ser considerado o melhor do mundo, porém, como qualquer outro, está sujeito a eventuais falhas. Delcídio, em uma avaliação inicial, apontou falhas no sistema de segurança, chamado Esquema de Rejeição e Alívio de Carga (Erac) da Usina de Itaipu, que não teria conseguido impedir que o problema em uma ou mais linhas de transmissão fosse passado adiante, criando "o efeito dominó" e atingindo 18 estados do país.
Delcídio criticou as declarações desencontradas fornecidas por diversos agentes do setor elétrico à imprensa e disse que a única autoridade habilitada a fazê-lo é o Operador Nacional do Sistema Elétrico.
- Ontem me chamou a atenção a forma como as coisas foram comunicadas. O assessor de comunicação de Itaipu falou sobre sistemas. O diretor da Aneel, sobre blecaute. Depois entrou o diretor de Furnas para falar sobre o assunto. Somente uma instituição devia falar: o Operador Nacional do Sistema. Alguns foram dar pitaco como especialistas, e o pitaco virou político, uma verdadeira torre de Babel - criticou.
Para o senador, o governo deve uma explicação à população, que paga tributos inclusive para subsidiar o sistema termelétrico complementar ao hidrelétrico. Alguns ditos "especialistas", segundo Delcidio, alegaram que o sistema complementar não foi acionado por uma suposta demora, o que, disse, não é verdade, considerando que as usinas a gás têm seu acionamento imediato, ao contrário das usinas a carvão.
O senador fez questão de esclarecer a diferença entre "apagão" e "racionamento". Esse último, segundo ele, é a inexistência de energia suficiente, de combustível e de água, enquanto o apagão é o blecaute pelo desligamento de uma subestação ou usina, mas quando a energia é restaurada, disse, "tudo volta ao normal". Este foi o caso da queda de energia desta terça-feira.
Em aparte, o senador Valter Pereira (PMDB-MS) concordou com Delcídio que houve uma melhora na concepção da infraestrutura, o que tornou o sistema brasileiro confiável, porém apontou a necessidade de uma investigação aprofundada para avaliar o que de fato aconteceu. Já Wellington Salgado (PMDB-MG) avaliou que a população merecia uma explicação como a dada por Delcídio.
11/11/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Delcídio sugere investimento em gás natural para evitar apagão
Delcídio alerta para risco de "apagão" na infra-estrutura
Arthur Virgílio cobra de Lula explicações sobre como vai resolver o "apagão aéreo"
Mesquita Júnior cobra explicações de Delcídio sobre referência a "senadores descontrolados"
ONS ainda analisa causas de apagão no Nordeste
CPI do Apagão Aéreo analisa requerimentos de quebra de sigilos