ONS ainda analisa causas de apagão no Nordeste



O Operador Nacional do Sistema (ONS) ainda não sabe as causas da pane que provocou o apagão em pelo menos sete estados do Nordeste: Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Segundo o ONS, o problema teve início pouco depois da meia-noite (horário de Brasília). O estado que ficou mais tempo sem energia foi o Rio Grande do Norte, que segundo o ONS, voltou a ter luz às 4h (horário de Brasília).

O apagão ocorreu depois de uma pane na subestação Luiz Gonzaga, na fronteira de Pernambuco e Bahia. Seis linhas de transmissão caíram o que ativou o sistema de proteção da rede e levou ao desligamento do fornecimento de energia de três usinas da região. Para evitar que o blecaute atingisse todo o País, o sistema elétrico nacional isolou automaticamente a região Nordeste.

Está marcada para a próxima terça-feira (8), no Rio de Janeiro (sede do ONS), uma reunião entre o Operador, a Companhia Hidroelétrica do Rio São Francisco (Chesf) - responsável pelo fornecimento de energia nesses estados - e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para discutir as causas que levaram ao blecaute.

Segundo Resolução nº 63/2004 da Aneel, a Chesf poderá ser multada no valor correspondente a 1% do faturamento ou sobre o valor estimado de energia produzida nos últimos 12 meses por causa do apagão ocorrido na madrugada desta sexta-feira (4). A decisão sobre a multa depende de fiscalização local após recebimento do Relatório de Análise de Perturbação (RAP) do ONS. Ainda nesta sexta-feira, o Operador deverá entregar o relatório de ocorrência com a informação preliminar sobre o apagão.


Fonte:
Agência Brasil



24/02/2011 19:37


Artigos Relacionados


Especialistas falam aos senadores sobre causas do apagão

Alvaro Dias cobra do governo análise das causas do apagão e o atribui à incompetência administrativa

Apesar das pesquisas, ainda não há clareza sobre as causas do autismo

Cristovam analisa causas da corrupção no país

CÂNDIDO ANALISA CAUSAS DO DESEMPREGO NO BRASIL

MALDANER ANALISA CAUSAS DO DESEMPREGO E ANUNCIA ENCONTRO