Delcídio do Amaral considera imprescindível a reforma política com consulta popular
O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) considera “absolutamente necessário” que o país promova uma reforma política consultando a população. Em sua opinião, o Congresso Nacional falhou por não ter conseguido empreender as mudanças políticas compatíveis com a nova realidade brasileira e com os anseios dos brasileiros.
- Nós não conseguimos promover as mudanças necessárias. Nós nos frustramos nesse trabalho. Eu acho que a reforma política é muito importante, entre outros pontos importantes, para o Brasil continuar avançando e, com isso, a nossa sociedade – disse.
Segundo Delcídio, o Congresso e o Executivo também deixaram de priorizar serviços públicos de qualidade, como a mobilidade urbana e o transporte público.
- Priorizamos algumas obras estruturantes importantes, mas a mobilidade foi esquecida – afirmou.
Para Delcídio, as recentes manifestações em massa nas ruas das principais cidades brasileiras mostram que os governantes não conseguiram atender problemas básicos da população.
- Esse momento exige uma reflexão forte dos governantes, porque isso afeta todos os governantes – não é só o governo federal, os governos estaduais, as prefeituras –, uma reflexão importante dos partidos e inegavelmente uma reflexão forte dos movimentos sociais. A partir do momento em que esses manifestantes foram para a rua sem a participação de partidos, eles são apartidários, mas não são contra a política e contra os partidos – afirmou.
Delcídio disse que o governo precisa ter mais eficiência na administração dos recursos públicos, para que os recursos investidos possam fazer a diferença em áreas como a mobilidade urbana. Também são necessários, segundo o senador, melhor gerenciamento da máquina, agilidade, competência, priorização dos quadros técnicos e incentivo às carreiras.
- Erramos em muitas coisas. Acertamos em outras. Vários governos. Cada um tem sua virtude, cada um tem seu valor, como também tem seus efeitos, mas o Brasil avançou, e o reflexo desse avanço são essas manifestações que ocorreram. Mas temos grandes desafios. E o Poder Executivo, o Poder Legislativo e o Poder Judiciário devem entender o momento que nós vivemos, o momento histórico. E, se for feita uma leitura competente deste momento que nós estamos enfrentando, o Brasil avançará mais uma vez. Volto a repetir: sairá mais forte do que entrou – completou.
04/07/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Defendo uma reforma política decidida por consulta popular, afirma Dilma
Executiva do PMDB demonstra apoio a consulta popular para reforma política
PDT quer consulta popular para legitimar reforma política, diz Pedro Taques
Delcídio Amaral alerta para importância da reforma do ICMS
Delcídio do Amaral apela por reforma do ICMS que acabe com guerra fiscal
Delcídio Amaral elogia política de segurança pública para a fronteira com o Paraguai