Delcídio entrega relatório ao Ministério Público, ao TCU e à Polícia Federal
O presidente da CPI dos Correios, senador Delcídio Amaral (PT-MS) entregou, nesta terça-feira (11), ao Ministério Público Federal, ao Tribunal de Contas da União (TCU), à Polícia Federal o relatóriofinal elaborado pela comissão. Delcídio, acompanhadodo vice-presidente da comissão, deputado Asdrúbal Bentes (PMDB-PA),e do relator, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), entregaram cópias impressas e em CD dos relatórios e de todos os anexos aos três órgãos governamentais.
Ao fazer a entregados documentos, Delcídio mencionou requerimento aprovado na comissão que possibilitou o compartilhamento de informações sigilosas com o Ministério Público facilitando o trabalho desse órgão. Ele destacou ainda a maior facilidade do trabalho investigativo do Ministério Publico, uma vez que não seria, como no caso das CPI, afetado por embates políticos.
Denúncia
Durante o encontro dos membros da CPI dos Correios com o Ministério Publico, o procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza anunciou a apresentação de denúncia no Supremo Tribunal Federal (STF) contra 40 pessoas envolvidas no denominado esquema do "mensalão".
Entre os denunciados estão o ex-ministro José Dirceu, oex-presidente do PT José Genoíno, o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares, e o ex-secretário-geral Sílvio Pereira, além dos deputados João Paulo Cunha (PT-SP), José Janene (PP-PR), Romeu Queiroz (PTB-MG), João Magno (PT-MG)e o prefeito de Uberaba, Anderson Adauto.
Ao comentar a denúncia apresentada pelo Ministério Público junto ao STF, Delcídio enfatizou o acerto das investigações da CPI dos Correios. Segundo ele a "coincidência" dos resultados do trabalho do Ministério Público e da CPI demonstra que os principais órgãos de controle e fiscalização brasileiros estão trabalhando em sintonia.
- O importante é que os resultados são muito assemelhados e isso demonstra que a CPI dos Correios fez um bom trabalho, um trabalho para o Brasil, o que agora é confirmado pela Procuradoria-Geral da República- comemorou.
TCU
Na sede do TCU, Delcídio agradeceu ao presidente da instituição, ministro Adilson Motta, e ao ministro Ubiratan Aguiar pela analise de mais de 60 contratos irregulares firmados pela Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) e pelo Instituto de Reseguros do Brasil (IRB).
Plenário
Ao final da Ordem do Dia da sessão plenária desta terça-feira (11), os senadores César Borges (PFL-BA), Arthur Virgílio (PSDB-AM) e José Agripino (PFL-RN) elogiaram a denúncia apresentada pelo Ministério Públicocontra os "mensaleiros".11/04/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Deputado entrega relatório sobre o traficante Nei Machado à Polícia Federal
Força tarefa da Previdência, Polícia e Ministério Público Federal faz busca em MG
Senador diz ser vítima de conluio entre Ministério Público e Polícia Federal
Relatório da CPI da Segurança entregue ao Ministério Público Federal
Ministério Público Federal recebe relatório da CPI da Segurança
Previdência, Ministério Público e Polícia Federal desarticulam quadrilha que fraudava aposentadorias