Moreira Mendes manifesta preocupação com problemas da aviação civil brasileira



O senador Moreira Mendes (PFL-RO) manifestou sua preocupação com os problemas enfrentados pela aviação civil brasileira, com dívidas crescentes e ameaças de demissão de empregados, configurando uma situação de quase falência das empresas Varig, TAM, Transbrasil e Vasp. "O setor é estratégico para o país, uma solução precisa ser encontrada", disse.

O Senado, segundo Moreira Mendes, fez sua parte ao convocar os presidentes das companhias a participarem de uma audiência pública conjunta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e da Subcomissão do Turismo, realizada nesta quarta-feira (3). "Foram identificados problemas como a cobrança de 40% de Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) sobre combustíveis, bem como taxas aeroportuárias exorbitantes", afirmou.

Na qualidade de presidente da Subcomissão de Turismo, o senador elaborará documento com reivindicações dos empresários para ser encaminhada ao governo federal. "Muitos dizem que os problemas da aviação se devem à má gestão das companhias e à excessiva regulamentação do setor. Está na hora de trocarmos o discurso pela discussão efetiva, parando com o eterno aumento das tarifas das passagens como solução para contornar prejuízos", concluiu.

04/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Moreira Mendes manifesta preocupação com o turismo

Moreira Mendes cobra medidas de socorro à aviação civil

Debate evidencia problemas na aviação civil brasileira

Moreira Franco debate aviação civil com senadores

Azeredo manifesta preocupação com aumento dos problemas comerciais entre Brasil e Argentina

Delcídio expressa preocupação com sucessão de crises na aviação civil