Delcídio quer transformar CAE em fórum de debate sobre a crise
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) deve se tornar um grande fórum de debate sobre a crise econômica mundial e suas consequências no Brasil, conforme anunciou nesta terça-feira (9) o presidente do colegiado, senador Delcídio Amaral (PT-MS). De imediato, a comissão deve realizar audiência pública com autoridades envolvidas no monitoramento dos efeitos do rebaixamento da nota de crédito dos Estados Unidos de "AAA" para "AA+", pela agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P;).
Para Delcidio, que esteve recentemente na Europa, o que acontece no Velho Continente é inacreditável e preocupante e agora está sendo agravado pelo rebaixamento da nota dos EUA. Segundo ele, operações de socorro já não são suficientes para reduzir os efeitos do "derretimento das economias" e os países precisam urgentemente adotar medidas duras, com consequências difíceis.
Culpa
O presidente da CAE apontou uma tendência do Poder Executivo, nos países mais afetados pela crise, de transferir a culpa para o Legislativo. Depois de citar como exemplo disso o que acontece nos Estados Unidos, na Itália e na Espanha, Delcidio observou que o Parlamento pode ter responsabilidade, mas não é gestor da economia.
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) observou que o Legislativo dos Estados Unidos tem um papel ativo na condução da economia e que o Congresso brasileiro precisa também assumir um papel relevante nessa questão.
O senador Blairo Maggi (PR-MT) propôs maior participação do Senado na discussão da crise. Ele considerou importante que, nesse momento de "derretimento da economia mundial", a CAE receba das autoridades econômicas informes sobre a crise.
Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.
09/08/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Delcídio do Amaral quer debate sobre concentração no mercado de frigoríficos
JÚNIA MARISE QUER SENADO COMO FÓRUM DE DEBATE SOBRE ENDIVIDAMENTO DOS ESTADOS
Alvaro Dias quer debate sobre crise no setor energético
Delcidio Amaral: objetivo da MP é transformar presidente do BC em "agente político"
Fórum Social debate crise do capitalismo e democracia real
Delcídio vê precipitação no debate sobre o petróleo do pré-sal