Delfim diz que só economistas latino-americanos pensam em dolarização



Ao participar do seminário Dolarização Versus Pluralismo Monetário nas Américas, o ex-ministro da Fazenda e deputado federal Delfim Netto disse nesta quinta-feira (dia 22) que não acredita no interesse dos Estados Unidos em forçar uma dolarização geral dos países da América Latina.

- Essa idéia de dolarização está na cabeça dos economista latino-americanos. Os Estados Unidos não estão dispostos a assumir os riscos e erros dos países que viessem a adotar a moeda americana - sentenciou.

Para Delfim também não existe razão para o Brasil "lançar-se em uma aventura monetária dessa natureza" pois, conforme observou, existe uma relativa estabilidade fiscal e o custo de regimes deste tipo é muito alto.

- A dolarização é um processo em que entram países que estão dispostos a abdicar de sua soberania, que querem ser algemados e já perderam sua auto-estima. Esse não é, de maneira alguma o caso do Brasil, que dever perseguir as condições que têm para desenvolver-se, reforçando o setor de exportações - recomendou Delfim.

O deputado ainda sugeriu que o país persiga o caminho de unir-se aos seus companheiros latinos para formar um bloco comercial, o Mercosul, fazendo uma simetria à União Européia. "Mas sem objetivos de adoção de uma moeda única", advertiu.

22/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Economistas descartam dolarização em seminário da CAE

Brasil aumentou em 25% comércio com latino-americanos

Presidente recebe parlamentares latino-americanos

Filmes brasileiros participam de festivais latino-americanos

Mostra de documentários latino-americanos começa na terça (17)

Índios brasileiros e latino-americanos vão apresentar propostas na Rio+20