Demarcação de terrenos de marinha será debatida em audiência pública



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realiza audiência pública na próxima quinta-feira (21), às 14h, sobre o processo de demarcação e taxação dos denominados "terrenos de marinha". Requerimento de debate foi apresentado - e aprovado nesta quarta-feira (13) - pelo senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), relator de duas propostas de emenda à Constituição (PECs 53, de 2007, e 56, de 2009) sobre o assunto.

Ao justificar o requerimento, Ferraço argumentou que, até hoje, ainda não foram totalmente identificados e demarcados os terrenos de marinha e seus acrescidos. O fato estaria gerando insegurança jurídica e inesperados encargos financeiros para uma parcela expressiva de seus ocupantes, muitos dos quais exercendo a posse sobre tais terrenos com base em títulos de propriedade comprados de boa fé.

- Eu classifico como agonia a compulsão da União pela arrecadação de taxa em terreno de marinha - declarou o relator das PECs 53/2007 e 56/2009.

Ferraço sugeriu convidar para a audiência pública a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior; a secretária de Patrimônio da União, Cassandra Maroni Nunes; o vice-prefeito de Aracaju José Carlos Machado; o procurador do Ministério Público Federal no Espírito Santo Carlos Fernando Mazzoco; o doutor em engenharia e ex-professor da Universidade Federal do Rio Grande Obede Pereira Lima; e o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Safady Simão.

 



13/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Extinção dos terrenos de Marinha é debatida em audiência pública e divide opiniões

CCJ adia audiência pública sobre terrenos de marinha

CCJ promove audiência pública sobre extinção de terrenos de Marinha

Extinção de "terreno de marinha" será debatida em audiência

Lei de saneamento será debatida em audiência pública

Dengue será debatida em audiência pública