Democratas votarão contra prorrogação da CPMF, anuncia José Agripino



O líder do Democratas no Senado, José Agripino (RN), anunciou em discurso no Plenário que seu partido decidiu votar contra a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). A bancada do partido no Senado tomou a decisão em encontro realizado nesta terça-feira (14), e Agripino lembrou que o programa de seu partido prevê redução da carga tributária do país.

Depois de lembrar que a CPMF foi criada para ajudar a saúde, o senador ponderou que a contribuição hoje não é inteiramente destinada ao setor. Observou que, à época em que foi criada, ela representava menos de 1% da inflação da época - próxima de 40% ao ano. Hoje, com a inflação próxima de 4%, a alíquota de 0,38% representa quase 10% da inflação.

- A saúde hoje está melhor por causa da CPMF?Não. A sociedade paga, mas não vê resultados. Então, temos de deixar a CPMF acabar no final do ano - sustentou.

José Agripino entende que o governo Luiz Inácio Lula da Silva "arrecada muito, mas gasta mal" e, se prorrogada a contribuição, há risco de se aumentar os gastos com a criação "de mais ministérios e de cargos de confiança". Ponderou que o governo federalconseguiu no primeiro semestre um superávit primário (sobra em caixa antes do pagamento de juros) de R$ 27 bilhões, devendo atingir R$ 55 bilhões ao final do ano.

- Se a CPMF não for prorrogada, o governo ainda terá um superávit de 20 bilhões de reais. Se a CPMF acabar, a taxa de juros do Banco Central vai cair um ponto percentual sem qualquer interferência do Banco Central - manifestou.

Em aparte, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) anunciou que também votará contra a prorrogação da CPMF, projeto que ainda se encontra em discussão na Câmara. Já Heráclito Fortes (DEM-PI) lembrou que um ministro do governo declarou que, sem a CPMF, "a Esplanada dos Ministérios irá parar". A frase, para ele, é a prova de que a CPMF não está indo para a saúde.



14/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Agripino promete que democratas votarão contra mudança na poupança

Agripino confirma voto contra do DEM à prorrogação do CPMF

Agripino defende relatório de Kátia Abreu contra prorrogação da CPMF

José Agripino abre prestação de contas do Democratas

Agripino reitera ser contrário à prorrogação da CPMF

Agripino pede representação contra Renan e diz que os democratas vão obstruir votações