Demostenes acusa Genoíno de chantagear o Poder Judiciário



O senador Demostenes Torres (PFL-GO) disse que o presidente do Partido dos Trabalhadores, José Genoíno, foi de uma -incalculável infelicidade- ao afirmar que integrantes do Poder Judiciário estariam concedendo liminares em processos de reintegração de posso como retaliação à reforma da Previdência, em tramitação na Câmara dos Deputados. Ele lembrou ao líder petista que se por um lado a liberdade de expressão é um dos esteios do estado de direito, por outro, o respeito às instituições constitui-se em outro fundamento da democracia.

- Ao que parece, o Partido dos Trabalhadores sofre da síndrome do Bentinho, personagem de Machado de Assis, uma vez que se comporta sempre como um cônjuge enganado toda vez que há dificuldades no andamento do processo político. O posicionamento de Genoíno marca mais uma chantagem pública do PT ao Poder Judiciário - afirmou Demostenes.

O senador por Goiás afirmou que a declaração de Genoíno, publicada na edição desta quinta-feira (10) do jornal Folha de S. Paulo, o leva a acreditar que os integrantes do governo Luiz Inácio Lula da Silva pretendem tutelar o Judiciário, como forma de atingir a unanimidade. Apesar de considerar que o Judiciário é suscetível a críticas, ele declarou que não se pode aceitar -ofensas gratuitas e levianas- com o objetivo de limitar o exercício da jurisdição.

Sugerindo que Genoíno aja com mais humildade, Demostenes também o aconselhou a acumular noções básicas de Direito Público, para que o presidente do PT possa compreender os meandros do funcionamento do estado democrático de direito. Ao final do seu pronunciamento, o senador manifestou sua esperança de que o petista apresente em tempo as suas desculpas pela declaração.



10/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo acusa o governo de chantagear o Congresso para aprovar CSS

Arthur Virgílio acusa Agaciel de chantagear senadores e sustenta que 'atos secretos existiram mesmo'

Almeida Lima acusa PT de buscar projeto de poder totalitário

Papaléo acusa governo de criar TV pública para manter-se no poder

Poder Judiciário

Demóstenes acusa Congresso de 'agachar-se' ao Executivo