Demostenes alerta para prejuízos decorrentes da crise no agronegócio



O senador Demostenes Torres (PFL-GO) alertou o governo federal para os prejuízos que a economia do país deverá sofrer no agronegócio em 2006, por conta da quebra da safra de grãos, redução das exportações e falta de crédito para o setor. Segundo dados que citou em Plenário, o Brasil experimentou, entre 2004 e 2005, uma perda de R$ 14 bilhõesdevido à queda da participação do agropecuária no Produto Interno Bruto (PIB).

Demostenes Torres ironizou o fato de o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, ter declarado que "somente agora o presidente Lulae o governo se deram conta de que há uma crise na agricultura", para protestar contra o que classificou de descaso oficial com o produtor rural.

- Gostaria de convidar o presidente e o ministro a visitarem as cidades do sudoeste goiano, onde se promovem feiras agropecuárias em Goiás. Quero que comprovema situação que estão passando os produtores. Jataí, cidade onde Juscelino Kubitschek declarou que construiria Brasília e maior produtor de milho do país, é hoje a imagem do desalento e do desânimo - afirmou.

O senador lamentou a frustrada edição de uma medida provisória que o governo vinha preparando com o segmento rural para minimizar a crise, a chamada "MP do Bem do Agronegócio". Conforme lembrou,nesta semanaera esperada a edição da medida, "mas o governo Lula retroagiu e acabou de decidir que não é o caso nem de MP nem de praticar o bem". A proposta desonera tributos da cadeia produtiva do agronegócio com a isenção de insumos e a ampliação do crédito agrícola.

Em outra parte do discurso, dirigindo-se ao presidente do Senado, Renan Calheiros, Demostenes conclamou os senadores a derrubarem o veto total do presidente da República à lei que repactua a dívidas dos produtores rurais da área de atuação da Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene), aprovada recentemente pelo Congresso.

- É importante que o presidenteRenancoloque o veto em pauta. O Nordeste tem os piores números do agronegócio e o governo não pode vetar uma lei fruto de dois anos de discussão no Congresso - concluiu.

06/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Demostenes alerta sobre trama contra sucesso do agronegócio

Rosalba Ciarlini aponta prejuízos à economia do RN decorrentes das chuvas

Humberto Costa alerta para males decorrentes do fumo

Paim alerta para problemas decorrentes do desenvolvimento precoce das crianças

Roberto Cavalcanti alerta para problemas decorrentes do envelhecimento da população

Serys, Demostenes e Lúcia Vânia reclamam de prejuízos para o Centro-Oeste