Demóstenes pede ação do governo contra irregularidades na Infraero



Em entrevista à imprensa após a reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo, nesta terça-feira (17), o relator da comissão, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), disse que os analistas do Tribunal de Contas da União (TCU) presentes à reunião confirmaram os "fortes indícios de irregularidades" nos contratos da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero).

O senador reafirmou que havia "um sistema" na Infraero que produzia contratos irregulares, com problemas de sobrepreço, superfaturamento e pré-qualificação de empresas. O relator afirmou também que muitos dos responsáveis por essas irregularidades continuam trabalhando na Infraero e pediu que o governo federal aja para solucionar o problema.

Demóstenes afirmou que a CPI deve voltar a reunir-se na primeira semana de agosto, depois do fim do recesso parlamentar de julho. A comissão continuará investigando denúncias de irregularidades na Infraero e deverá votar quebras de sigilos bancário, fiscal e telefônico dos envolvidos. Os requerimentos de quebra de sigilo aguardam votação, mas não tem havido quórum na CPI para deliberação, de acordo com Demóstenes.

Também em entrevista após a reunião da CPI, o secretário de Fiscalização de Obras do Tribunal de Contas da União (TCU), Cláudio Sarian Altounian, afirmou que o TCU vem dando prioridade aos processos nos quais foram encontrados "indícios fortes de irregularidades" na Infraero, mas que a demora na análise desses casos é causada inclusive pela própria empresa, que chega a levar cinco meses para apresentar defesa, quando o prazo usual é de 15 dias.

Altounian destacou, no entanto, que os processos não estão julgados e que o tribunal ainda não determinou a paralisação de nenhuma obra. As principais obras em investigação pelo TCU são as dos aeroportos de Vitória, Goiânia, Macapá e Guarulhos, entre outros, de acordo com Altounian.



17/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


ADEMIR PEDE AÇÃO DO GOVERNO CONTRA GRILAGEM DE TERRAS

José Nery pede ação do governo contra violência ao povo do Saara Ocidental

Procon faz ação para coibir irregularidades contra o consumidor

Jayme Campos elogia tema da Campanha da Fraternidade e pede ação do governo contra 'crimes do MST'

CGU pune ex-dirigentes da Infraero por irregularidades em licitações

CPI do Apagão Aéreo investiga irregularidades na Infraero