Demostenes pretende simplificar processo penal



Aguarda designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) projeto do senador Demostenes Torres (PFL-GO) que revoga sete artigos do Código de Processo Penal (PLS 116/04) para extinguir os procedimentos especiais relativos aos crimes de responsabilidade de funcionários públicos, de calúnia e injúria e contra a propriedade imaterial e o procedimento sumário.

A matéria tramita na CCJ em decisão terminativa, o que significa que cabe à comissão a decisão final sobre a matéria, a não ser que requerimento assinado por pelo menos nove senadores solicite sua votação em Plenário.

O autor observa que a diversidade de procedimentos beneficia exclusivamente os criminosos. Segundo ele, “questiúnculas de natureza formal proporcionam intermináveis recursos, que culminam com a impunidade através da extinção da punibilidade pela prescrição”. Demostenes considera ainda não haver razão lógica “para que se estipule um procedimento diferenciado, extremamente burocrático, distante da rotina policial e judicial, para a apuração e julgamento de uma classe específica de crime”.

De acordo com o senador, o projeto “busca a simplificação do processo penal, o fim de interpretações jurisprudenciais dissonantes e a agregação de segurança jurídica e de um mínimo de previsibilidade à lei processual penal, medidas imprescindíveis para responder à crescente complexidade da dinâmica social dos últimos tempos”.



05/08/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto de Demóstenes agiliza tramitação de processo penal

Demóstenes e Serys assumem comissão de reforma do Código de Processo Penal

Demóstenes sugere que Câmara discuta anteprojeto de Código de Processo Penal

Demóstenes quer pressa na apreciação do projeto do novo Código de Processo Penal

Grupo de Trabalho pretende simplificar ortografia da língua portuguesa

Proposta da Comissão de Juristas pretende simplificar trâmites processuais, diz relatora