Projeto de Demóstenes agiliza tramitação de processo penal



Poderá ser votado na próxima semana pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) projeto do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) determinando que, em casos de condenação, as razões para recurso de apelação não podem ser apresentadas em instância superior. Conforme justificativa apresentada pelo senador, a proposição objetiva acelerar o andamento de processos que tramitam na Justiça brasileira.

O projeto (PLS 98/04) de Demóstenes determina que seja revogado o parágrafo 4º do artigo 600 do Código de Processo Penal (Decreto-Lei 3.689/1941). Esse parágrafo permite aos réus apresentarem as razões do recurso de apelação diretamente na instância superior àquela na qual foi determinada a condenação. Para o senador por Goiás, a lei vigente causa atraso no andamento de processos judiciais.

- Quando foi criado o Código de Processo Penal, em 1941, o dispositivo visava acudir a falta de advogados nas cidades do interior, permitindo a apresentação de justificativa da apelação em tribunal superior, nas capitais. Hoje, essa prerrogativa virou causa de procrastinação, pois, após a apelação, o processo precisa voltar ao promotor que atuou no caso, o que pode levar até um ano - explicou o parlamentar, quando da discussão da proposição na CCJ.

Na justificação da proposta, o senador explica que os atrasos na tramitação do processo, causados pela regra vigente, "aumentam a possibilidade de o réu ver extinta a pretensão punitiva do Estado, por meio de prescrição". Atualmente, observa Demóstenes, a existência de advogados até mesmo nas pequenas cidades do interior do país torna desnecessária a manutenção da regra prevista no Código de Processo Penal.

- Pelo projeto, quem entrar com recurso tem que apresentar as razões da apelação em instância de primeiro grau - defendeu ele.

A matéria, que recebeu voto favorável do relator, senador Almeida Lima (PMDB-SE), terá decisão terminativa na CCJ.

29/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado projeto que agiliza tramitação de processo penal

Demóstenes quer pressa na apreciação do projeto do novo Código de Processo Penal

Demostenes pretende simplificar processo penal

Demóstenes e Serys assumem comissão de reforma do Código de Processo Penal

Demóstenes sugere que Câmara discuta anteprojeto de Código de Processo Penal

Aprovado projeto que agiliza processo de cassação de prefeitos