Demóstenes Torres ressalta importância do STF como 'guardião das leis'



Em discurso nesta quarta-feira (3), o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) ressaltou a importância histórica do Supremo Tribunal Federal (STF) para o Brasil, como "guardião da Constituição federal, das leis e da dignidade humana". Ele também elogiou o desempenho do ministro Gilmar Mendes à frente do tribunal.

- A ditadura militar tentou calar o Supremo Tribunal Federal. Ministros foram aposentados, vagas foram abertas. Depois se reduziu o número novamente para onze. Mas o Supremo Tribunal Federal jamais se curvou a quem quer que seja, ao poderio político, ao poderio econômico, dentro de toda e qualquer circunstância - disse.

Entretanto, ponderou Demóstenes, as decisões do STF podem agradar uns e desagradar outros. O senador disse que ele próprio não concordou com a súmula vinculante do STF que tratou do uso de algemas.

- Eu acho que o Supremo não deveria ter feito isso. Porque quem tem a condição de avaliar quando é que uma pessoa deve ser algemada ou não é a autoridade policial - opinou.

Na opinião de Demóstenes, o atual presidente do Supremo, ministro Gilmar Mendes, tem se empenhado para o correto cumprimento da Constituição.

- Quero deixar aqui o meu reconhecimento aos dois anos do ministro Gilmar Mendes à frente do Poder Judiciário: um vendaval verdadeiro de dignidade, de decência, de legalidade, de cumprimento dos ditames da Constituição federal, de preservação da dignidade humana, de não se curvar a pressões, um homem que simplesmente cumpriu o Direito - afirmou Demóstenes.

Em aparte, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) elogiou e concordou com o pronunciamento do colega. Disse ainda que Gilmar Mendes "é um homem de coragem", elogio que estendeu também ao mais novo ministro daquele tribunal, José Antônio Toffoli. 



03/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Collor ressalta importância de leis que sancionou como presidente da República

Demóstenes Torres pede leis para punir pedofilia na Internet

Demostenes Torres vê Estatuto do Desarmamento como a mudança possível no momento

Tuma ressalta importância do etanol como energia alternativa

Rollemberg diz que STF está agindo como 'guardião da Constituição'

Demostenes Torres diz que reforma continua