Collor ressalta importância de leis que sancionou como presidente da República



Ao discursar nesta terça-feira (24), o senador Fernando Collor (PTB-AL) destacou a importância de algumas leis brasileiras criadas no início dos anos 90, quando era presidente da República. Para ele, leis como a o Código de Defesa do Consumidor e o Estatuto da Criança e do Adolescente "modificam e melhoram a vida dos cidadãos e tornam o país mais receptivo aos ventos da modernidade e da justiça social".

Fernando Collor iniciou seu discurso comentando a Lei 8.069/90 - o Estatuto da Criança e do Adolescente - e lembrando que foi inspirada em instrumentos internacionais como a Declaração dos Direitos da Criança; os Princípios das Nações Unidas para Prevenção da Delinqüência Juvenil; as Regras Mínimas das Nações Unidas para Administração da Justiça Juvenil e as Regras das Nações Unidas para Proteção de Menores Privados da Liberdade. Ele salientou que o estatuto ajudou o país a combater a exploração do trabalho infantil e a violência contra crianças, além de disciplinar o direito de acesso a creches e pré-escolas.

O senador lembrou também da Lei 8.078/90 - o Código de Defesa do Consumidor - considerado por ele como um dos mais modernos do mundo e uma das leis mais conhecidas pela população brasileira.

Collor também lembrou das Leis nº 8.112/90 (do Regime Jurídico Único); nº 8.072/90, que tratou dos chamados crimes hediondos; nº 8080/90 - ou Lei Orgânica da Saúde - que "determinou a configuração do sistema de saúde" brasileiro.

- Trata-se de uma legislação inovadora, de caráter democrático, pois mantém a diretriz constitucional da saúde como direito de todos, além de caminhar no sentido da descentralização da gestão administrativa. Segundo especialistas, apenas Brasil, França, Inglaterra e Canadá dispõem de uma política fundada na universalidade do acesso à saúde pública - disse.

O senador lembrou ainda da Lei 8.313/91, que ficou conhecida como Lei Rouanet e estabeleceu mecanismos de apoio e fomento à cultura nacional; da Lei 8.672/92 (Lei Zico) e da Lei 8.213/91, que concedeu benefício de um salário mínimo aos trabalhadores rurais aposentados.

- As leis que mencionei são de indiscutível relevância, contemplando as mais diversas áreas. Elas refletem, em larga medida, os ventos de modernidade que sopraram e continuam soprando neste país. A sociedade brasileira ansiava por mudanças em todas as esferas. E devo dizer que não hesitei em sancionar as leis que contribuíram para mudar a face do Brasil. Hoje, colhemos os frutos de políticas sensatas, enfeixadas em legislação de grande qualidade, inclusive técnica - afirmou.

Em aparte, o senador Adelmir Santana (DEM-DF) elogiou o pronunciamento do colega e ressaltou a importância do Código de Defesa do Consumidor.



24/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Demóstenes Torres ressalta importância do STF como 'guardião das leis'

Tuma ressalta importância do etanol como energia alternativa

Lobão ressalta importância da viagem do presidente Lula à China

Presidente ressalta importância dos partidos durante lançamento da publicação 'Reforma Política no Brasil'

Simon lembra atuação de Itamar como presidente da República

Cristovam anuncia que PDT vai indicá-lo provisoriamente como candidato a presidente da República