Tuma ressalta importância do etanol como energia alternativa
O senador Romeu Tuma (PTB-SP) registrou a realização, na segunda-feira (7), em São Paulo, da solenidade de entrega do prêmio 1º TOP Etanol às personalidades que se destacaram nos estudos e na dedicação ao desenvolvimento da economia açucareira no país. A solenidade contou com a presença de 800 empresários do setor e dos os três pré-candidatos à Presidência da República, além de outras autoridades que, segundo o senador, também manifestaram as suas ideias e programas para o uso do etanol como "alternativa mais viável para o futuro energético do mundo".
Os três pré-candidatos, José Serra, Marina Silva e Dilma Rousseff, segundo o senador, foram unânimes em afirmar que o Brasil tem a obrigação de desenvolver políticas "estáveis e coerentes" que garantam o crescimento da participação de energias renováveis - como os produtos da cana-de-açúcar - no sistema energético brasileiro.
Também o presidente da União dos Plantadores de Cana de Açúcar (Única), Marcos Sawaya Jang, disse o senador, ressaltou a importância do agronegócio açucareiro e do álcool no país e no mundo. Jang acredita, informou o senador, que o desastre ocorrido no Golfo do México vai determinar o encarecimento futuro da exploração de petróleo em águas profundas, devido ao aumento do custo com seguros e com a prevenção de vazamentos, o que vai ressaltar a importância das energias alternativas, entre elas o álcool.
Tuma lembrou os primórdios do Programa Nacional do Álcool (Proálcool), do governo brasileiro, nos anos 1970, sua quase morte nos anos 1990, devido à queda do preço do petróleo, e o seu renascimento em 2003. Desde então, ressaltou, o Brasil converteu-se no maior laboratório de desenvolvimento de motores de biocombustíveis do planeta, atingindo em 2010 a marca de 10 milhões de veículos flex em sua frota. No ano passado, assinalou, o consumo de etanol superou o de gasolina. Tuma também chamou a atenção para a produção de eletricidade do bagaço e das palhadas da cana-de-açúcar.
O parlamentar acrescentou que o etanol de cana-de-açúcar é reconhecido pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), que o classificou como biocombustível avançado, com 61% de redução comprovada nos gases de efeito estufa em relação à gasolina, um valor três vezes superior ao obtido pelo etanol de milho, que ficou com apenas 21% de redução.
Em aparte, o senador Augusto Botelho (PT-RR), apoiou o pronunciamento de Tuma.
10/06/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tuma ressalta importância do sistema de mobilização nacional para a segurança do país
Comissão debate energia eólica como alternativa de geração energética
IPT: Pesquisa utiliza capim-elefante como energia alternativa vegetal e renovável
Anibal Diniz ressalta importância da redução das tarifas de energia elétrica
Demóstenes Torres ressalta importância do STF como 'guardião das leis'
Collor ressalta importância de leis que sancionou como presidente da República