Departamento de controle aéreo diz que sistema está preparado para a Copa



O chefe de operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), Luiz Cláudio Ribeiro da Silva, disse nesta terça-feira (26) que o serviço de controle de voo do Brasil é um dos mais modernos do mundo e capaz de atender a demanda atual e de absorver o fluxo de aeronaves previsto para a Copa do Mundo, em 2014, e para os Jogos Olímpicos, em 2016.

“O controle do espaço aéreo está pronto para atender a demanda do País, nossos equipamentos e profissionais não ficam a dever a nenhum país do mundo”, disse. Silva defendeu, no entanto, a necessidade de melhorar a infraestrutura porque, às vezes, a falta de espaço físico na pista para receber aeronaves ou mesmo problemas meteorológicos obrigam os controladores a criar alternativas, como o desvio para outros terminais ou a suspensão das decolagens e ainda a redução do tempo de voo.

Segundo Silva, atualmente o sistema possui cerca de 3 mil controladores de voo, número que, até 2014, deve crescer para 3,5 mil. Ele enfatizou que, nos últimos anos, com orçamento em torno de R$ 1 bilhão, o Decea tem investido na capacitação de seus funcionários e em avanços tecnológicos para atender ao crescimento do movimento aéreo.

O superintendente regional da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Willer Furtado, informou que os investimentos de melhoria nos aeroportos de São Paulo estão seguindo o cronograma previsto.

As informações foram divulgadas após a solenidade de abertura da 1ª Feira de Infraestrutura Aeroportuária da América Latina, a Airport Infra Expo 2011, que vai até o próximo dia 28, no Complexo do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Representantes de cerca de 100 empresas de 15 países participam do evento.


Fonte:
Agência Brasil

 

26/04/2011 19:27


Artigos Relacionados


CPI do Apagão Aéreo propõe auditoria internacional no sistema de controle de tráfego aéreo brasileiro

Sistema Alto Tietê está preparado para período de estiagem

Sistema bancário está preparado para enfrentar riscos econômicos e financeiros, diz BC

Para estrangeiros, Brasil está preparado para sediar Copa e Olimpíadas, diz Embratur

CMO aprova crédito de R$ 153 milhões para Defesa para melhorias no sistema de controle do espaço aéreo

Novo sistema de controle aéreo começa a operar em Brasília