Depoimento de diretor da Editora da UnB será no dia 23
O depoimento do diretor-executivo da Editora Universidade de Brasília, Alexandre Lima, à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Organizações Não-Governamentais (ONGs) será tomado no próximo dia 23. A reunião foi marcada após junta médica do Senado ter considerado que o depoente tem condições de comparecer à CPI.
Segundo o presidente da CPI, senador Raimundo Colombo (DEM-SC), foi preciso enviar uma junta médica à casa de Alexandre para verificar a impossibilidade de o depoente comparecer ao Senado para depoimento pelos próximos 60 dias, conforme atestado médico enviado à CPI.
- Pareceu-nos uma protelação deliberada, mas diante da confirmação da junta médica de que ele tem condições de fazer o depoimento, o atestado foi desprezado - informou o presidente da CPI.
Alexandre Lima prestará esclarecimentos sobre a liberação de R$ 14 milhões - de um total de R$ 25 milhões classificados como serviços de terceiros - destinados à Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico da Saúde, que também teria liberado verbas para a editora destinadas ao Programa Identidade Étnica e Patrimônio Cultural dos Povos Indígenas. O autor do requerimento, senador Alvaro Dias (PSDB-PR), quer saber qual a relação da editora com esses programas.
Acareação
Raimundo Colombo informou que na reunião do dia 23 serão votados vários requerimentos, entre os quais um para a realização de uma acareação entre o presidente do Conselho Superior da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), Antônio Manoel Dias Henriques, e um representante do Ministério Público.
Isso porque, em depoimento à CPI no dia 4 de março,o promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) Gladaniel Palmeira de Carvalho afirmou que as contas da Finatec foram todas rejeitadas a partir de 1999, por suspeita de irregularidades.
Já o representante da Finatec disse, em seu depoimento, que as contas não foram rejeitadas, pois não recebeu qualquer comunicado da Justiça nesse sentido.
15/04/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Depoimento de diretor da Editora da UnB será no dia 23
Depoimento de diretor da Editora da UnB será no dia 23
Diretor da Editora UnB não participa de reunião da CPI das ONGs
Senadores querem quebra de sigilo de diretor da Editora da UnB
Ex-diretor da Editora da UnB diz que apenas atendia a pedidos da reitoria
Petistas satisfeitos com depoimento do diretor do IGP