Depoimento é última oportunidade para Renan esclarecer dúvidas, diz Casagrande



O senador Renato Casagrande (PSB-ES), um dos relatores da primeira representação por quebra de decoro parlamentar protocolada pelo PSOL contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou, em entrevista à imprensa na tarde desta quinta-feira (23), que o presidente do Senado terá, no depoimento que presta à comissão de investigação às 18h, sua última oportunidade de esclarecer as dúvidas que foram levantadas pela Polícia Federal, que periciou os documentos apresentados pelo senador em sua defesa.

Renan Calheiros é suspeito de ter tido despesas pessoais pagas por Cláudio Gontijo, funcionário da empreiteira Mendes Júnior, de acordo com denúncia da revista Veja. Gontijo teria sido o intermediário do pagamento de pensão alimentícia à jornalista Mônica Veloso, com quem Renan tem uma filha. O senador alegou, no entanto, que ele próprio arcou com as despesas, e que a fonte dos recursos seriam rendimentos agropecuários.

- Ele vai ter muito o que explicar. É só ler o relatório da PF para verificar que há diversos pontos pendentes de explicação. Precisamos tirar essas dúvidas neste momento. No processo de investigação, é a última oportunidade que ele tem - disse Casagrande, acrescentando que, se assim o desejar, Renan poderá, inclusive, apresentar novos documentos para sanar as dúvidas.

De acordo com Casagrande, as principais inconsistências apontadas no relatório da PF dizem respeito à evolução patrimonial do senador e sua relação com as fontes de renda declaradas, à lucratividade e à rentabilidade de sua atividade agropecuária e a empréstimos firmados com a empresa Costa Dourada Veículos Ltda e não informados nas declarações de Imposto de Renda apresentadas.

Casagrande reafirmou que o relatório final, que ele elabora em parceria com os senadores Marisa Serrano (PSDB-MS) e Almeida Lima (PMDB-SE), deve ser posto em votação no Plenário do Conselho no próximo dia 30 (quinta-feira).



23/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casagrande aponta contradições no depoimento de Renan

Previdência oferece novo serviço para esclarecer dúvidas

Vídeo | Janot diz que está à disposição do Senado para esclarecer dúvidas

Tem início depoimento de ministro dos Transportes para esclarecer denúncias

Mercadante diz que Meirelles e Casseb "saberão esclarecer dúvidas"

Comissão ouve depoimento para esclarecer desaparecimento de Carla Vicentini