DEPUTADO DEFENDE MUNICIPALIZAÇÃO DA MERENDA ESCOLAR



A municipalização da merenda escolar é um dos caminhos a serem seguidos para que crianças e adolescentes possam ter uma alimentação sadia e adequada aos hábitos alimentares das respectivas regiões, além de incentivar a produção local, com maior geração de emprego e renda. A tese foi defendida pelo deputado Saulo Pedrosa, ex-prefeito de Barreiras (BA), ouvido nesta terça-feira (dia 14) pela Comissão Mista criada pelo Congresso Nacional para discutir e propor soluções para o combate à miséria e à fome.
Segundo o parlamentar, somente com a descentralização da merenda escolar é que foi possível atender a todos os alunos da rede municipal de ensino, "colocando um ponto final na evasão escolar com reflexos positivos na melhoria do aprendizado".
Saulo Pedrosa salientou que a municipalização tem três vantagens: incentiva a produção local, diminui o custo dos produtos e atende aos hábitos alimentares locais. A seu ver, a merenda escolar deve se adequar ao estado nutricional de cada aluno, ou seja, se uma criança estiver totalmente desnutrida, a escola tem que fornecer refeições completas.
A senadora Marina Silva (PT-AC), vice-presidente da comissão, voltou a defender o que chamou de inversão de valores dentro das administrações, priorizando a educação, a saúde e o saneamento básico. Para ela, a opção pelo social, no atual quadro brasileiro, é um compromisso ético dos governantes em relação à população carente.
Saulo Pedrosa concordou com a senadora e informou que durante a sua gestão como prefeito desenvolveu vários projetos na área social, envolvendo saúde básica, odontológica e serviços de infra-estrutura, "num município pobre em que a maioria da população sequer tinha esgotamento sanitário".
- O país não tem crise de recursos e sim a falta de bons administradores que aloquem aqueles mesmos recursos em benefício da comunidade - disse Saulo Pedrosa, para quem é necessário, também, a participação da sociedade para que a pobreza seja erradicada.
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) elogiou o trabalho do ex-prefeito de Barreiras e sugeriu que o seu depoimento, bem como os de outras autoridades que venham a comparecer à comissão e que tragam subsídios concretos para o combate à pobreza, seja impresso e distribuído às prefeituras de todo o país.

14/09/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maguito defende inclusão do leite na merenda escolar

ALCÂNTARA: ASSOCIAÇÃO DEFENDE LEITE FLUIDO NA MERENDA ESCOLAR

Liberados recursos destinados à merenda escolar

Municípios recebem prêmio por merenda escolar

Pescado fará parte da merenda escolar

CE aprova obrigatoriedade de leite na merenda escolar