DEPUTADO DO PSDB SERÁ RELATOR DO PPA, RESOLVEM LÍDERES COM ACM



Reunião do presidente do Congresso Nacional, Antonio Carlos Magalhães, com lideranças partidárias das duas casas legislativas decidiu nesta terça-feira (dia 14) que o relator do Programa Plurianual de Investimentos (PPA) será um deputado do PSDB, respeitando-se os critérios de rodízio e proporcionalidade entre as bancadas. A liderança do PMDB, que estava representada pelo deputado Geddel Vieira Lima, foi contra, mas Antonio Carlos informou mais tarde que pretende conversar com os senadores Jader Barbalho (PA), líder do PMDB no Senado e presidente do partido, e Gilberto Mestrinho (PMDB-AM), presidente da Comissão Mista do Orçamento, pois considera "importante também ter o apoio do PMDB".
À saída da reunião, o senador José Eduardo Dutra (PT-SE) e o deputado José Genoíno (PT-SP), falando pela oposição, saudaram "a democratização do processo de escolha dos relatores e relatores setoriais dos projetos importantes, a partir do impasse verificado entre os grandes partidos na indicação do relator do PPA". De acordo com o deputado, a adoção dos critérios de rodízio e proporcionalidade dará oportunidade ao bloco de oposição para ocupar futuras relatorias e algumas relatorias setoriais no PPA.
O senador Sérgio Machado (PSDB-CE) confirmou, ao final do encontro, que "a decisão de adotar os critérios de rodízio e proporcionalidade foi um consenso das lideranças partidárias do Senado e da Câmara, à exceção da liderança do PMDB". O deputado Inocêncio Oliveira (PE), líder do PFL, apoiou a decisão das lideranças partidárias e revelou que além da relatoria central, "a exemplo do projeto do Orçamento, o PPA também terá 10 relatorias setoriais".
Ao deixar seu gabinete para o almoço, o senador Antonio Carlos Magalhães avaliou como relevante a decisão tomada pelas lideranças partidárias como considerou "importante também ter o apoio do PMDB". Antonio Carlos disse que pretende conversar com os senadores Jader Barbalho (PA), líder do PMDB no Senado e presidente do partido, e Gilberto Mestrinho (PMDB-AM), presidente da Comissão Mista do Orçamento, sobre a questão. Antonio Carlos previu que "as coisas ficarão no lugar".

14/09/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Perguntas do relator da CPI a Garcez geram críticas de deputado do PSDB

DEPUTADO DO PMDB SERÁ RELATOR DO PPA

TRANSIGÊNCIA DE MALAN E AJUDA DO RELATOR DO ORÇAMENTO RESOLVEM PROBLEMA DO MÍNIMO, DIZ ACM

Deputado Wellington Roberto será o relator da LDO para 2010

Deputado Geraldo Magela será o relator-geral do Orçamento de 2010

PSDB aceita chapa para deputado