Deputado pede convocação da Comissão Representativa



Na condição de vice-presidente da Comissão Representativa do Congresso Nacional, o deputado Nilton Capixaba (PTB-RO) protocolou nesta terça-feira (dia 24), na secretaria-geral da Mesa do Senado, ofício solicitando que o secretário Raimundo Carreiro da Silva convoque uma reunião da comissão para esta quarta-feira (dia 25), às 15h. O deputado anexou parecer da Consultoria Legislativa da Câmara, afirmando que cabe a ele o exercício da presidência da comissão, já que o presidente, senador Jader Barbalho (PMDB-PA), encontra-se licenciado por 60 dias.

O secretário-geral da Mesa discorda dessa interpretação, sustentando que a presidência da Comissão Representativa cabe ao presidente interino do Senado, Edison Lobão (PFL-MA), que ocupa o posto no lugar de Jader Barbalho.

Em entrevista à imprensa, o deputado Nilton Capixaba afirmou que, se Raimundo Carreiro não fizer a convocação, ele nomeará um novo secretário para a Comissão Representativa, o qual então convocaria a comissão. Capixaba quer que os representantes dos congressistas durante o recesso de julho decidam sobre vários requerimentos das oposições, pedindo providências sobre denúncias que envolvem o senador Jader Barbalho. Um dos requerimentos pretende que o Congresso solicite ao Banco Central relatório sobre investigações em torno de irregularidades no Banco do Estado do Pará (Banpará).

24/07/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lobão não descarta convocação da Comissão Representativa

Lobão não descarta convocação da Comissão Representativa

COMISSÃO REPRESENTATIVA NÃO PÁRA DURANTE A CONVOCAÇÃO

COMISSÃO REPRESENTATIVA MANTÉM FUNCIONAMENTO DURANTE CONVOCAÇÃO

Deputado do PSDB lamenta que comissão representativa não seja convocada

Mesa do Senado recebe pedido de convocação da comissão representativa