Deputados aprovam indicação de José Jorge para o Tribunal de Contas da União
A Câmara dos Deputados ratificou na noite desta quarta-feira (17) a indicação, feita pelo Senado Federal, do nome do ex-senador José Jorge para ocupar o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). O projeto de decreto legislativo que indica o ex-senador foi aprovado com 270 votos favoráveis, 60 votos contrários e 6 abstenções.
A indicação de José Jorge para o TCU foi aprovada na terça-feira (16) pelo Senado, quando ele obteve 41 votos contra 34 na disputa com o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) para o cargo.
Quando senador, José Jorge foi relator da reforma do Judiciário. Ele foi também ministro de Minas e Energia no governo Fernando Henrique Cardoso e atualmente é diretor da Companhia Energética de Brasília (CEB).
José Jorge nasceu em Recife (PE) em 1944. É formado em Engenharia Mecânica e Economia, mestre em Ciências e tem pós-graduação em Estatística pela Universidade de Madri (Espanha). Já foi professor, deputado federal, presidente e vice-presidente do extinto PFL, secretário de Educação e Cultura de Pernambuco, e candidato a vice-presidente da República na chapa de Geraldo Alckmin nas eleições de 2006, entre outros cargos.
17/12/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Deputados entregam relatório da CPI da Segurança ao Tribunal de Contas
COUTINHO JORGE DEIXA O SENADO PARA SER CONSELHEIRO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO PARÁ
CFC ouve presidente do Tribunal de Contas da União
CFC ouve presidente do Tribunal de Contas da União
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO TEM NOVO MINISTRO
Jucá elogia atuação do Tribunal de Contas da União