Jucá elogia atuação do Tribunal de Contas da União



Com base em relatórios das atividades do terceiro e do quarto trimestres do ano 2000 do Tribunal de Contas da União (TCU), o líder do governo, senador Romero Jucá (PSDB-RR) destacou a importância da instituição para a democracia. Ele afirmou que o tribunal tem prestado relevante serviço ao país, em especial ao Congresso, ao realizar auditorias a pedido de comissões como a Comissão Mista de Orçamento. Ele ressaltou que o Congresso recorre ao TCU para poder exercer a função de controlar as ações do Poder Executivo.

- Várias dessas auditorias, feitas a pedido do Congresso, referem-se a grandes obras públicas e levantaram indícios de irregularidades - ressaltou o senador.

Jucá lembrou que a colaboração do TCU com o Congresso permitiu também que analistas do tribunal auxiliassem os trabalhos de várias Comissões Parlamentares de Inquérito. A vigilância da instituição, afirmou o líder do governo, é que permitiu detectar os desvios de recursos na obra da nova sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo. Jucá acrescentou que a corrupção constatada em órgãos como a Sudam e a Sudene também foi verificada pelo TCU antes de provocar as "recentes ondas de indignação que perpassaram a opinião pública".

A importância da instituição, continuou o parlamentar, pode ser comprovada pelo fato de o TCU, no segundo semestre do ano 2000, ter acompanhado as transferências de recursos da União a estados, municípios e fundos regionais, num total aproximado de R$ 14,3 bilhões.

O senador afirmou que o TCU mostra-se cada vez mais comprometido com a missão de assegurar a efetiva e regular gestão do dinheiro público, ao buscar o aumento da efetividade do controle nos diversos níveis da administração pública.

10/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá destaca atividades do Tribunal de Contas da União

Jucá destaca relatório de ministro do Tribunal de Contas da União

Dornelles elogia novo presidente do Tribunal de Contas da União

CFC ouve presidente do Tribunal de Contas da União

CFC ouve presidente do Tribunal de Contas da União

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO TEM NOVO MINISTRO