Desbloqueio total e gratuito do celular deve sair até 29 de março



Está prevista para 29 de março a publicação, no Diário Oficial da União, da nova norma que permite aos proprietários de telefones celulares exigir o desbloqueio de seus aparelhos a qualquer momento. A partir daí, as empresas de telefonia não poderão mais cobrar qualquer valor ou multa por este serviço. A decisão também prevê  que o dono do celular poderá usar no aparelho o chip de qualquer operadora, mantendo o mesmo número e ficando livre para escolher a operadora que mais lhe convier.

A decisão foi tomada na quinta-feira (18) pela Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) e entrará em vigor assim que for publicada. 

Para o conselho diretor da Anatel, o desbloqueio não implica na desistência de qualquer benefício anteriormente oferecido pelas empresas como forma de obter a fidelidade do usuário por um prazo mínimo estabelecido em contrato. Contudo, os donos de celulares pós-pagos que tenham aderido a um termo de adesão ao plano de serviço terão que permanecer na empresa por no máximo mais 12 meses, sob pena de pagar multa de rescisão.

Na mesma reunião, a diretoria editou uma súmula em que reafirma que as empresas de TV por assinatura não podem cobrar pela instalação de ponto extra, prática que contraria o Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de Televisão por Assinatura, aprovado em dezembro de 2007 e com aplicabilidade, inclusive, sobre os contratos anteriores à data em que entrou em vigor.

Em consonância com o regulamento, a Resolução nº 488 da Anatel, também de 2007, estabeleceu que o uso de ponto extra ou de ponto de extensão é um direito do assinante, independentemente do plano de serviço contratado. E que a prestadora só poderá cobrar a taxa de instalação, de ativação ou de manutenção do ponto-extra quando o cliente solicitar o serviço, tendo de discriminar o valor no boleto de cobrança subsequente à realização do serviço. 

Saiba mais sobre defesa do consumidor no Portal Brasil. 

Fonte:
Agência Brasil 

 



22/03/2010 08:43


Artigos Relacionados


Marco Maciel diz que lei do grampo deve sair logo

Valor do salário mínimo deve sair na semana que vem

Lobão diz que licença de Belo Monte deve sair no próximo mês

Relatório preliminar da Subcomissão de Reforma Tributária deve sair dia 27

Definição das comissões deve sair em até três semanas, diz Sarney

Plano de outorga de aeroportos deve sair em 60 dias, informa Infraero